Investimentos
Posso perder direito à aposentadoria se investir em previdência privada?
Aposentadoria é um benefício muito importante para os trabalhadores e por ter muitas regras, também gera várias dúvidas.
A aposentadoria é um assunto que gera diversos questionamentos entre os brasileiros. Muitos se perguntam, por exemplo, se investir em previdência privada pode comprometer o direito ao INSS.
A aposentadoria privada, também conhecida como previdência complementar, é uma forma de investimento pessoal, visando garantir um futuro financeiro mais seguro. Esse tipo de previdência é oferecido por instituições financeiras e conta com o suporte de especialistas.
Os planos privados são frequentemente disponibilizados por empresas como benefício aos seus colaboradores, podendo até contar com contribuições conjuntas entre empregado e empregador, o que favorece a fidelização do funcionário ao longo dos anos.
Contribuições à Previdência Social são obrigatórias para quem atua em um regime de trabalho formal – Imagem: reprodução
Como funciona a aposentadoria privada?
A previdência privada funciona por meio de contribuições mensais realizadas pelo contratante, ou seja, uma pessoa física que deseja complementar a aposentadoria no futuro.
O montante é investido em fundos específicos, com a supervisão de especialistas, para garantir rendimentos que serão aproveitados em anos posteriores. Portanto, é um investimento a longo prazo.
Modalidades de aposentadoria privada
As modalidades da previdência privada, PGBL e VGBL, oferecem diferentes vantagens fiscais.
Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL)
O Imposto de Renda (IR) incide sobre o montante total, e não apenas sobre os rendimentos. Por isso, é mais indicado para pessoas que fazem a declaração completa no Imposto de Renda (IR) e desejam obter vantagens com as deduções.
Nessa modalidade, os beneficiários conseguem adquirir até 12% de dedução sobre a quantia paga de IR, exceto se o valor superar o rendimento bruto anual.
Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL)
O IR incide apenas sobre o rendimento; logo, não há dedução sobre o valor pago de IR. Por isso, é mais recomendado para aqueles isentos de IR ou para os que fazem a declaração simplificada.
Impacto no direito ao INSS
Segundo as normas do governo federal, a contribuição à Previdência Social assegura o direito ao benefício do INSS. Portanto, optar por uma aposentadoria privada não interfere em tal benefício.
O INSS oferece diferentes modalidades de aposentadoria, cada uma com suas próprias regras, conforme a Reforma da Previdência.
-
Por tempo de contribuição;
-
Por idade;
-
Por invalidez;
-
Especial.
Benefícios adicionais do INSS
Além do benefício mensal, o INSS proporciona outras vantagens, como a contratação de empréstimos consignados, que oferecem taxas de juros competitivas e segurança ao aposentado.
Compreender as particularidades de cada modalidade de aposentadoria é crucial para uma escolha acertada. Assim, planejar a aposentadoria com antecedência pode garantir tranquilidade financeira no futuro.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Mundo9 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas1 dia atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav