Conecte-se conosco

Política

Poucos sabem, mas no Brasil é permitido tirar título de eleitor a partir dos 15 anos!

Mesmo podendo votar apenas aos 16 anos, é possível adiantar a obtenção do documento; saiba como tirar o título de eleitor.

Publicado

em

O voto é um direito e um dever de todos os cidadãos brasileiros, já que é através dele que escolhemos nossos representantes políticos, expressamos nossa opinião sobre projetos e propostas que desejamos ver implementadas em nosso país, estado e também município.

Inclusive, o voto é uma maneira de fortalecer a democracia do nosso país, além de exercer a cidadania. Para as pessoas alfabetizadas entre 18 e 70 anos, o voto é obrigatório no Brasil, enquanto para os jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e analfabetos, é facultativo.

No entanto, o que poucos sabem, é que desde 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que os jovens com 15 anos completos solicitem o título de eleitor, seja pela internet ou diretamente no cartório eleitoral do seu município.

Entretanto, o voto só poderá ser exercido a partir de 16 anos, mas é uma excelente escolha para se adiantar e já estar preparado para votar no próximo ano. A medida vis estimular o interesse dos mais jovens pela política e pela importância das eleições.

Como solicitar o título de eleitor

Para tirar o título de eleitor pela primeira vez, é possível ir até o cartório eleitoral da sua cidade. No entanto, os jovens provavelmente irão optar por uma maneira mais tecnológica de fazê-lo, e isso também é possível.

Para isso, basta acessar a plataforma online TítuloNet, que se encontra no Autoatendimento do Eleitor. Lá, basta selecionar a opção “não tenho” na parte do “Título de eleitor” e preencher as informações solicitadas pelo sistema, como nome, e-mail, CPF, RG e outras.

Serão requeridas também fotografias para comprovar a identidade, bem como um comprovante de residência. Caso o candidato seja maior de idade e do sexo masculino, também é necessário anexar o comprovante de quitação com o serviço militar, seja de Reservista ou de Dispensa.

Por fim, cabe ressaltar que o procedimento deve ser feito antes da data determinada para encerramento dos cadastros, que acontece sempre no mês de maio dos anos eleitorais.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS