Conecte-se conosco

Agronegócio

Prazo para a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) termina hoje

A expectativa da Receita Federal é receber 5,9 milhões de declarações

Publicado

em

Reforma tributária do agronegócio prevê imposto de 25%

Termina hoje o prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) de 2021. A expectativa da Receita Federal é receber 5,9 milhões de declarações.

A Receita Federal começou a receber os documentos da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) em agosto. Pessoas físicas e jurídicas titulares de nomes de domínio úteis ou proprietárias de qualquer propriedade rural têm que apresentar o DITR, menos aquelas que são isentas ou imunes.

De acordo com as regras do DITR/2021 definida na Instrução Normativa 2.040 de 30 de julho de 2021, a declaração deve ser entregue à pessoa física ou jurídica que entre 1º de janeiro de 2021 e a data efetiva de apresentação da declaração, tenha perdido o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel rural ao patrimônio do expropriante ou que tenha perdido a posse do imóvel rural.

Se o cidadão deixar de entregar a DITR no período estipulado, ele terá de pagar multa mensal de 1% ou a parte atrasada, publicado e calculado o total do imposto. O valor do ITR pode ser pago em até quatro parcelas, sendo que o valor de cada parcela não pode ser inferior a 50 reais. Valores de impostos abaixo de 100 reais devem ser pagos em parcela única.

A primeira parcela ou parcela única deverá ser paga até hoje, 30 de setembro, último dia do prazo para envio. Os impostos só podem ser pagos por transferência bancária em banco autorizado, ou por meio do Arquivo de Arrecadação de Impostos Federais em qualquer agência bancária pertencente à Rede de Arrecadação de Receitas Federais.

Em 2020, foram entregues 5,8 milhões de declarações ITR. Neste ano, a Receita Federal deve receber 5,9 milhões de documentos. Os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal e baixar o programa gerador de declaração. Após o preenchimento e registro, o extrato deve ser enviado ao programa ReceitaNet. Os arquivos podem ser transferidos das 5h da manhã até a 1h da manhã seguinte. O acompanhamento pode ser feito pelo site da Receita Federal. Caso a situação da declaração indicar que está retida em malha, consulte as inconsistências e corrija as informações enviando uma nova declaração.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS