Conecte-se conosco

Finanças

Precisa limpar seu nome? Entenda a diferença entre SPC e Serasa

Nem todo mundo conhece as peculiaridades de ambas as instituições, e algumas pessoas chegam até a pensar que são uma só.

Publicado

em

Estar com o nome sujo é a realidade de muitos brasileiros, essa é uma situação difícil e preocupante, que pode trazer diversas consequências para a vida financeira e pessoal de uma pessoa.

Ter o nome negativado significa que há dívidas em aberto, o que pode gerar restrições de crédito, dificuldades para obter empréstimos e financiamentos, além de constrangimentos e problemas ao realizar compras a prazo.

Quando pensamos pelo lado do credor, há quem confunda SPC com Serasa (e vice-versa). Aqui, revelaremos que as instituições têm suas diferenças e é preciso entendê-las.

SPC ou Serasa: o ‘nome sujo’ vai para onde?

SPC e Serasa não são a mesma coisa? Não. A principal diferença entre eles está na origem dos dados que cada um concentra.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) abrange informações sobre inadimplentes com dívidas no comércio. Já a Serasa agrupa informações de pendências originárias de instituições financeiras, como bancos.

Isso faz com que cada um tenha um perfil de clientes e devedores distintos, o que pode influenciar a tomada de decisões tanto para pessoas físicas quanto para empresas.

É imprescindível estar ciente das diferenças entre esses órgãos e como as informações que oferecem podem impactar a vida financeira de quem consulta.

É importante ressaltar ainda que, após a quitação da dívida, o consumidor precisa solicitar um comprovante ao órgão de proteção ao crédito para garantir que o nome foi regularizado e, efetivamente, retirado da lista de negativados.

Limpando o nome no SPC

Para limpar o nome no SPC, é necessário entrar em contato com a empresa ou loja que inseriu o nome do consumidor na lista de inadimplentes e negociar o pagamento da dívida.

Com a quitação do débito, a empresa deve retirar o nome do consumidor do banco de dados do SPC.

Limpando o nome na Serasa

Já para limpar o nome na Serasa, é possível utilizar o serviço gratuito da empresa para negociar a dívida e regularizar a situação financeira. Após o pagamento, o nome é retirado da lista de inadimplentes.

Segundo a Serasa, há 72,54 milhões de pessoas inadimplentes no Brasil – Imagem: reprodução

Dicas para regularizar seu nome

Caso você tenha verificado que seu nome está negativado no SPC ou Serasa, é importante buscar maneiras de limpá-lo e regularizar sua situação financeira. Para isso, siga as dicas abaixo:

  • Negocie a dívida: entre em contato com a empresa ou instituição financeira para fazer um acordo. Muitas vezes, é possível obter descontos e condições especiais de pagamento para quitar o débito;

  • Renegocie as parcelas: caso não consiga quitar a dívida de uma só vez, consulte a possibilidade de parcelamento. Assim, você conseguirá regularizar sua situação aos poucos, sem comprometer seu orçamento;

  • Limpe seu nome: após quitar a dívida, certifique-se de que a empresa ou instituição financeira informou aos órgãos de proteção ao crédito a regularização da sua situação. Assim, seu nome será limpo e você poderá voltar a ter acesso a crédito;

  • Mantenha as contas em dia: para evitar que seu nome seja negativado novamente, suas contas devem estar sempre em dia. Se necessário, faça um planejamento financeiro para organizar suas finanças e não contrair novas pendências.

Lembrando que é importante sempre verificar a veracidade das informações apresentadas nos órgãos de proteção ao crédito e buscar orientação de um profissional especializado em caso de dúvidas.

Limpar o nome é fundamental para manter uma boa saúde financeira e ter mais facilidade na hora de obter crédito e realizar compras a prazo.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS