Finanças
Precisa limpar seu nome? Entenda a diferença entre SPC e Serasa
Nem todo mundo conhece as peculiaridades de ambas as instituições, e algumas pessoas chegam até a pensar que são uma só.
Estar com o nome sujo é a realidade de muitos brasileiros, essa é uma situação difícil e preocupante, que pode trazer diversas consequências para a vida financeira e pessoal de uma pessoa.
Ter o nome negativado significa que há dívidas em aberto, o que pode gerar restrições de crédito, dificuldades para obter empréstimos e financiamentos, além de constrangimentos e problemas ao realizar compras a prazo.
Quando pensamos pelo lado do credor, há quem confunda SPC com Serasa (e vice-versa). Aqui, revelaremos que as instituições têm suas diferenças e é preciso entendê-las.
SPC ou Serasa: o ‘nome sujo’ vai para onde?
SPC e Serasa não são a mesma coisa? Não. A principal diferença entre eles está na origem dos dados que cada um concentra.
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) abrange informações sobre inadimplentes com dívidas no comércio. Já a Serasa agrupa informações de pendências originárias de instituições financeiras, como bancos.
Isso faz com que cada um tenha um perfil de clientes e devedores distintos, o que pode influenciar a tomada de decisões tanto para pessoas físicas quanto para empresas.
É imprescindível estar ciente das diferenças entre esses órgãos e como as informações que oferecem podem impactar a vida financeira de quem consulta.
É importante ressaltar ainda que, após a quitação da dívida, o consumidor precisa solicitar um comprovante ao órgão de proteção ao crédito para garantir que o nome foi regularizado e, efetivamente, retirado da lista de negativados.
Limpando o nome no SPC
Para limpar o nome no SPC, é necessário entrar em contato com a empresa ou loja que inseriu o nome do consumidor na lista de inadimplentes e negociar o pagamento da dívida.
Com a quitação do débito, a empresa deve retirar o nome do consumidor do banco de dados do SPC.
Limpando o nome na Serasa
Já para limpar o nome na Serasa, é possível utilizar o serviço gratuito da empresa para negociar a dívida e regularizar a situação financeira. Após o pagamento, o nome é retirado da lista de inadimplentes.
Segundo a Serasa, há 72,54 milhões de pessoas inadimplentes no Brasil – Imagem: reprodução
Dicas para regularizar seu nome
Caso você tenha verificado que seu nome está negativado no SPC ou Serasa, é importante buscar maneiras de limpá-lo e regularizar sua situação financeira. Para isso, siga as dicas abaixo:
-
Negocie a dívida: entre em contato com a empresa ou instituição financeira para fazer um acordo. Muitas vezes, é possível obter descontos e condições especiais de pagamento para quitar o débito;
-
Renegocie as parcelas: caso não consiga quitar a dívida de uma só vez, consulte a possibilidade de parcelamento. Assim, você conseguirá regularizar sua situação aos poucos, sem comprometer seu orçamento;
-
Limpe seu nome: após quitar a dívida, certifique-se de que a empresa ou instituição financeira informou aos órgãos de proteção ao crédito a regularização da sua situação. Assim, seu nome será limpo e você poderá voltar a ter acesso a crédito;
-
Mantenha as contas em dia: para evitar que seu nome seja negativado novamente, suas contas devem estar sempre em dia. Se necessário, faça um planejamento financeiro para organizar suas finanças e não contrair novas pendências.
Lembrando que é importante sempre verificar a veracidade das informações apresentadas nos órgãos de proteção ao crédito e buscar orientação de um profissional especializado em caso de dúvidas.
Limpar o nome é fundamental para manter uma boa saúde financeira e ter mais facilidade na hora de obter crédito e realizar compras a prazo.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp