Conecte-se conosco

Agronegócio

Preço da carne deve cair na China após suspensão do embargo

Importação do produto brasileiro continua suspensa pelo país asiático

Publicado

em

A China segue mantendo a suspensão de importação de carne bovina 40 dias após a notificação dos casos de ‘vaca louca’. Especialistas já deixaram claro que os tipos registrados da doença não apresentam risco para a manutenção das negociações e por isso acreditam que a justificativa para a manutenção talvez seja político-diplomático.

De qualquer maneira, a previsão é que os embargos devem ser retomados, mesmo sem uma data definida. E quando isso acontecer, o viés de alta para o boi, que a demanda acabará proporcionando, poderá influenciar muito no preço comercializado da carne.

Segundo o Ministério da Agricultura, no começo de setembro (2), o preço do boi gordo já diminuiu cerca de R$ 25. Atualmente, a arroba está em R$ 280, em São Paulo. Caso a China suspenda o embargo nos próximos dias, os confinamentos estariam escoando os animais que não foram vendidos durante o período.

Suspensão

No início de setembro, o Ministério da Agricultura informou que dois casos atípicos de ‘vaca louca’ foram registrados em Minas Gerais. Tão logo os casos foram confirmados, a China suspendeu as importações do produto de origem brasileira. Posteriormente, a Arábia Saudita também decidiu interromper as negociações.

Após as autoridades sanitárias confirmarem que os casos não oferecem risco para os animais e para os humanos, o país árabe pediu a retomada das importações. Contudo, a China manteve a decisão. E até o momento, não há previsão de quando a comercialização será retomada.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS