Conecte-se conosco

Economia

Preço do gás de cozinha tem novo recorde em outubro; confira o valor

No acumulado do mês, a alta é de 3,5% no botijão de 13 quilos. Em alguns estados brasileiros, o valor chega a R$ 135.

Publicado

em

Antes de mais nada, está cada dia mais difícil fechar as contas e conseguir economizar. Junta o preço dos combustíveis e do gás de cozinha, a conta do consumidor nunca fecha.

Leia mais: Novo aumento nos combustíveis vem aí e valor do gás de cozinha passa dos três dígitos, diz ANP

Ainda mais com tanto reajuste. Só no mês de outubro, a alta acumulada é de 3,5% de acordo com um levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Por exemplo, só para se ter uma ideia, de um semana para outra neste mês o preço do gás de cozinha teve aumento de 1,5%. Com tantos reajustes, o gás de cozinha chega aos R$ 135 em alguns estados brasileiros.

Tem jeito de economizar o gás de cozinha?

Cozinhar com lenha voltou a ser uma realidade para muita gente. Do mesmo modo, a busca por economia não para. Por isso, veja algumas dicas que podem te ajudar nessa missão.

Primeiramente, cozinhe sempre com a panela fechada. Isso ajuda a aumentar o calor e diminuir o tempo de preparo. Consequentemente gasta menos gás de cozinha. A panela de pressão também é uma boa saída.

Veja também como estão as bocas do fogão. Todas funcionam corretamente? Tem alguma entupida? Se sim, é hora de limpar e conseguir cozinhar ainda mais rápido.

Se a receita do dia for no forno, evite abrir a qualquer momento. Cada abertura do forno deixa a temperatura mais baixa. Logo, isso aumenta o uso do gás.

Vale-gás

Nesta semana, o Senado aprovou o vale-gás para as famílias de baixa renda. O projeto propõe ajuda de pelo menos 50% no preço do botijão de gás.

Em outras palavras, a cada dois meses as famílias vão poder contar com esse benefício. Ainda segundo o projeto, o vale-gás terá duração de 5 anos. O texto vai ser mais uma vez analisado pela Câmara.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS