Economia
Preço do gás pode despencar 50% para indústria com nova lei do setor, diz secretário
‘Nova Lei do Gás’ deve ser votada na segunda quinzena de agosto, texto rompe com monopólio da Petrobras em transporte do produto.
A Câmara dos Deputados aprovou, em julho, um requerimento de urgência para agilizar a tramitação do projeto denominado como “Nova Lei do Gás”. Ele deve ser votado na próxima semana, segunda quinzena de agosto. De acordo com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, a indústria deve ser o primeiro setor a se beneficiar com a redução do preço do gás, em caso de aprovação do projeto, com uma queda de até 50%.
Apresentado em 2013, o projeto de lei (PL) tramita na Câmara desde então. Ele passou a integrar o programa Novo Mercado de Gás, lançado em julho de 2019, já no governo de Jair Bolsonaro (sem partido). A redação rompe com o monopólio da Petrobras no transporte do produto. O intuito é baratear o gás natural, que possui como maiores consumidores a indústria e os geradores de energia elétrica.
“O preço do gás natural vai cair principalmente para a indústria. É o setor que paga uma margem absolutamente desproporcional ao custo do fornecimento do gás”, destacou o secretário. “A indústria deverá ter uma queda de mais de 50%”, acrescentou.
Além da indústria, os consumidores de gás liquefeito de petróleo (GLP) e gás natural veicular (GNV) também serão contemplados com a redução do valor. A partir da implementação, a projeção do governo é que o botijão de gás se torne até um terço mais barato, dentro do prazo de quatro a seis anos. Segundo o GNV, a contração estimada é de 19%.
De acordo com Carlos da Costa, “para um caminhoneiro que roda 60 mil quilômetros, vai representar uma redução de quase R$ 40 mil, o que também vai viabilizar uma redução do custo do frete no Brasil”, afirmou.
-
Cotidiano1 dia atrás
Cidade é eleita como uma das melhores para ser viver no Brasil
-
Mundo2 dias atrás
Coca-Cola e Pepsi são processadas por motivo GRAVE
-
Tecnologia2 dias atrás
Facinho! Veja como baixar vídeos do YouTube sem aplicativos
-
Economia10 horas atrás
4 erros comuns que podem CANCELAR sua aposentadoria do INSS
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Fim da escala 6×1: como a medida impacta os trabalhadores?
-
Bancos2 dias atrás
Como entrar em contato com a Caixa Econômica Federal pelo WhatsApp?
-
Economia2 dias atrás
Lista dos times de futebol mais endividados do Brasil: quem está no topo?
-
Tecnologia2 dias atrás
Aprenda de uma vez por todas a escolher celular com bateria boa
Pingback: Câmara não vai analisar projeto de marco legal para o setor de gás natural nesta quarta-feira, dizem fontes - Capitalist