Conecte-se conosco

Agronegócio

Preço do tomate sobe nas Centrais de Abastecimento

Item chegou a ser comercializado até 60% mais caro, segundo Conab

Publicado

em

A queda da oferta do tomate fez com que os preços do produto aumentassem. E o item já pode ser encontrado até 60% mais caro nas Centrais de Abastecimento (Ceasas), segundo informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no 10º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta semana. A variação de preço foi obtida a partir da segunda quinzena de setembro, e deve continuar no mês de outubro, já que ainda falta produto no mercado.

Ainda de acordo com o boletim divulgado, a cenoura e a batata também registraram alta nos preços devido à falta de oferta total nos mercados atacadistas e a baixa qualidade dos itens, causada pelas chuvas e as poucas áreas em ponto de colheita, o que deixou os produtos mais ‘sensíveis’. Em nota, o superintendente de Estudos Agroalimentares e da Sociobiodiversidade da Conab, Marisson Marinho, informou que as alterações climáticas interferiram na produção deste ano. “O longo período de estiagem, sobretudo na região de São Gotardo (MG), prejudicou o desenvolvimento das raízes. Mas a volta das chuvas neste mês de outubro pode indicar boa produtividade da cenoura, o que amenizaria essa elevação”, afirmou.

Já o alface e a cebola mantiveram preços estáveis nos mercados atacadistas, mesmo com a piora da qualidade, devido às secas e geadas registradas nas regiões produtoras.

Sobre as frutas, com exceção da melancia, todas as outras apresentaram aumento nas suas cotações nos mercados avaliados. E para os especialistas, a alta dos insumos e fertilizantes utilizados na produção interferiram neste cenário.

 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS