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Prejuízo da Enjoei (ENJU3) recua 71% no 1T23, para R$ 9 mi
A companhia atua com marketplace voltado para venda de produtos usados.
O prejuízo líquido da Enjoei (ENJU3) recuou i 71% no primeiro trimestre de 2023 (1T23), para R$ 9 milhões frente igual etapa de 2022.
A companhia atua com marketplace voltado para venda de produtos usados e, de acordo com o balanço, a receita líquida avançou 17,7% na base de comparação anual, totalizando R$ 35,9 milhões.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado ficou negativo em R$ 5,6 milhões, queda de 78,3% ante o Ebitda ajustado negativo de R$ 25,7 milhões do primeiro trimestre de 2022.
O relatório aponta que o lucro bruto avançou 68% na base anual, atingindo R$ 16 milhões e refletindo o crescimento da receita líquida, com menor nível de subsídios, entrada de novas receitas de Enjubank, bem como o controle de custos no trimestre, segundo a companhia. Dessa forma, a margem bruta atingiu 44,5% no 1T23 (versus 31,2% no 1T22), no maior nível dos últimos três anos, destacou.
Enjoei (ENJU3): 1T23
Ainda de acordo com o balanço, o volume bruto de mercadorias (GMV, na sigla em inglês) total foi de R$ 242 milhões, queda anual de 10,6%, ao passo em que o GMV de Moda subiu 13%, para R$ 189,6 milhões.
Também traz que os itens transacionados foram a 1,5 milhão, um crescimento anual de 3,5%.
E acrescenta que, no trimestre, foram adicionados 192 mil novos compradores à plataforma, avanço de 8%, levando a um total de compradores ativos de 1,2 milhão ao final de março, quantidade 21% superior ao apresentado um ano antes.
Já o total de novos vendedores foi de 170 mil no primeiro trimestre, ante 189 mil apresentados no mesmo período de 2022. A Enjoei encerrou o trimestre com 988 mil vendedores ativos.
Balanço
Conforme o relatório, o net take rate (receita bruta/GMV), avançou 4 p.p. na comparação anual, enquanto o take rate (faturamento bruto/GMV) avançou 6,6 p.p. no período.
O documento elenca que a empresa detém acima de R$ 300 milhões em caixa e R$ 322,5 milhões quando considerada a posição líquida de recebíveis.
Por fim, destaca que no trimestre o consumo de caixa total considerando as duas linhas foi de R$ 7,4 milhões. Ressaltando que se observa R$ 1,9 milhão em geração positiva de caixa em suas atividades operacionais.

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