Conecte-se conosco

Bancos

Presidente da Caixa pretende encerrar Caixa Par por ser ‘máquina de prejuízos’

Guimarães participou de teleconferência

Publicado

em

O presidente-executivo da Caixa, Pedro Guimarães, pretende encerrar a Caixa Par por ser ‘máquina de prejuízos’.

Ele participou de uma teleconferência com jornalistas sobre os resultados do segundo trimestre e elencou que a Caixa Econômica Federal vai vender participações detidas por meio da Caixa Par, que será encerrada.

E acrescentou: “se tiver algum investimento, ele será feito pela própria Caixa. Vamos acabar com essa máquina de prejuízos.”

Caixa PAR

De acordo com o executivo, nos últimos anos a Caixa tem se desfeito de negócios como a resseguradora IRB Brasil Re, Banco Pan e ações da Petrobras, além de negócios menores incluindo corretagem de seguros, capitalização, consórcio, securitização e tecnologia, detidos por meio da Caixa Par.

Também disse que o banco também fez ajustes em relação a investimentos feitos entre 2009 a 2015 por meio do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), administrado pela Caixa, que geraram R$ 24,4 bilhões em perdas, eliminando ressalvas de auditores.

O executivo elencou ainda que a Caixa pretende devolver ainda neste ano cerca de R$ 7 bilhões em empréstimos tomados com o Tesouro Nacional na última década por meio de IHCD (instrumentos híbridos de capital e dívida).

Bolsa

Por fim, Guimarães ressaltou que pode listar em Bolsa as unidades de cartões, de gestão de recursos de terceiros e do banco digital, mas esses movimentos devem ficar para a partir de 2022, dado o cenário volátil atual do mercado e do foco primeiro na oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglés) da bandeira Elo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS