Conecte-se conosco

Economia

Presidente dos EUA estará no G20, no Rio

Potências econômicas na Cidade Maravilhosa.

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O diálogo, que durou cerca de 30 minutos, foi iniciativa do presidente norte-americano e teve como um dos pontos principais a confirmação de sua presença na Cúpula de Líderes do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 deste mês, no Rio de Janeiro, conforme informou o Palácio do Planalto.

Durante a conversa, Biden comunicou também a decisão dos Estados Unidos de aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Os presidentes discutiram a visita de Biden a Manaus, prevista antes da cúpula, além de uma reunião bilateral no Rio. Ainda não foram divulgados detalhes da agenda no Amazonas, mas a visita deve incluir ações voltadas ao combate às mudanças climáticas e à proteção das florestas.

Em nota, o Planalto destacou que Lula reiterou sua amizade e admiração por Biden, ressaltando o bom momento nas relações entre Brasil e EUA. Ambos os líderes enfatizaram a relevância da Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores, voltada à promoção do trabalho decente no mundo, e o alinhamento de prioridades para a transição energética. Biden destacou a importância do Brasil na preservação das florestas tropicais e no enfrentamento às mudanças climáticas.

Presidente dos EUA

A Casa Branca também emitiu um comunicado sobre a ligação, mencionando os preparativos para a reunião do G20 e parabenizando Lula pelo sucesso de sua presidência no grupo. Biden elogiou os avanços do Brasil em direitos trabalhistas e no combate à fome e à pobreza, além de desejar uma plena recuperação a Lula por sua recente lesão. Os dois líderes concordaram em manter contato sobre temas regionais e globais e reafirmaram o compromisso de se encontrarem no G20.

Lançada pelo Brasil em julho, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza busca direcionar recursos para programas que enfrentem esses problemas globais. Até agora, 18 países, juntamente com a União Africana e a União Europeia, aderiram formalmente à iniciativa, mediante compromissos assumidos com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A expectativa é de que todos os países do G20 e convidados para a Cúpula no Rio confirmem adesão à aliança.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS