Conecte-se conosco

Agronegócio

Primeiros socorros no jardim: saiba como salvar sua plantinha seca

Se a sua plantinha secou, não se desespere, ainda há como salvá-la!

Publicado

em

Às vezes, por descuido ou falta de tempo, esquecemos de empregar os cuidados básicos necessários às nossas plantinhas para que elas se desenvolvam bem, não é mesmo?! Por isso, se a sua verdinha secou por falta de água, não se desespere! Esse é um problema comum, que pode, contudo, ser reversível.

Mas vale ressaltar que, caso você consiga saltar a sua planta, é bom que haja maior atenção depois que o vegetal se renovar, já que, se ela vir a secar novamente, pelo mesmo motivo, a recuperação é mais lenta e difícil. Fique atento as principais dicas que vão te auxiliar a salvar a sua planta!

Mesmo que sua verdinha esteja completamente seca, recuperar plantas secas é um processo relativamente simples e funciona quase como uma ressuscitação vegetal. No entanto, vale lembrar que nem todas as plantas estarão em condições de serem resgatadas.

O primeiro passo é fazer uma poda completa, retirando todos os galhos e folhas secas. Se não der para salvar nada, corte no talo. Feito isso, retire a planta do vaso e troque o substrato, sempre com cuidado para não danificar as raízes.

Verifique se os orifícios de drenagem do vaso estão conseguindo escoar a água de modo eficiente. Depois, coloque uma camada de pedriscos no fundo e cubra com manta de bidim. Preencha com substrato, cave uma cova ao centro e insira a plantinha seca.

Assim que a verdinha estiver completamente alocada no vaso, regue bastante. O ideal é deixa-la debaixo da torneira por cerca de 10 minutos para que o substrato fique bem molhado. Normalmente, o excesso de água pode matar a planta. Mas, em casos extremos, ele é necessário.

Depois da rega, espere para que o excesso de água seja drenado, e coloque o vaso em local apropriado. Nos primeiros dias, é importante deixar a plantinha sob menor incidência de luz solar.

Pulverize as folhas com água e diariamente, regue a planta. É importante que o solo permaneça úmido e aos poucos ela vá recuperando o seu vigor.

Outra dica, é adicionar ao solo, adubação orgânica. Assim, não vão faltar nutrientes para sua plantinha.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS