Cotidiano
Prisão de Robinho está sendo analisada no STF
Jogador iniciou a carreira em Santos.
O Supremo Tribunal Federal (STF) contabilizou no dia 16 cinco votos favoráveis à manutenção da prisão do ex-jogador Robinho. O plenário virtual da Corte iniciou na sexta-feira (15) o julgamento de um recurso da defesa que busca reverter a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que homologou a sentença da Justiça italiana e determinou a prisão do ex-atleta em março deste ano. Robinho foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher em uma boate de Milão, em 2013.
Até o momento, os ministros Luiz Fux (relator), Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Cristiano Zanin votaram pela manutenção da prisão, enquanto Gilmar Mendes foi o único a se posicionar pela soltura. O julgamento está previsto para encerrar no dia 26 deste mês. Robinho permanece detido no complexo penitenciário de Tremembé, no interior paulista.
No voto, Fux destacou que não houve irregularidades na decisão do STJ, ressaltando que a condenação seguiu os trâmites legais e respeitou a Constituição, acordos internacionais e as normas aplicáveis. “O paciente foi condenado definitivamente à pena de 9 anos de reclusão por crime de estupro”, afirmou.
Robinho
Por outro lado, Gilmar Mendes, que devolveu o processo para julgamento após pedido de vista em setembro, apresentou um voto de 37 páginas defendendo a soltura de Robinho. Segundo o ministro, o artigo 100 da Lei de Migração de 2017, utilizado para homologar a sentença penal estrangeira, não poderia retroagir ao crime de 2013. Mendes argumentou que a aplicação retroativa seria prejudicial ao réu e defendeu que o caso poderia ter sido julgado pela Justiça brasileira. Ele também destacou que o recurso extraordinário da defesa ainda aguarda análise pelo STF e não deveria ter sido ignorado.
Robinho iniciou sua carreira no Santos, com passagens pela seleção brasileira e clubes como Real Madrid, Milan e Manchester City. De volta ao Brasil, atuou por times como Atlético Mineiro e Santos. Desde 2020, o ex-atleta está afastado dos gramados e anunciou sua aposentadoria em 2022.
(Com Agência Brasil).

-
Loterias1 dia atrás
Em busca de prêmio de R$ 55, casal britânico descobre fortuna de R$ 6 milhões
-
Tecnologia2 dias atrás
Conheça funções secretas e botões ocultos no celular que facilitam a vida
-
Economia2 dias atrás
Casamento de Jeff Bezos reúne lista de convidados que supera o PIB de muitos países
-
Economia2 dias atrás
Mexeram no VR e no VA! Veja se seu bolso vai sentir o baque
-
Finanças1 dia atrás
Se você ganhou na loteria, parabéns! Agora saiba o que fazer para não perder tudo
-
Mercado de Trabalho22 horas atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Carreira2 dias atrás
Falar bem muda tudo: 5 truques de oratória para conquistar o ouvinte em qualquer situação
-
Economia16 horas atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais