Conecte-se conosco

Agronegócio

Procurando Nemo? Conheça a planta chamada erva ‘baleeira’

Rica em propriedades medicinais, a erva baleeira pode ser utilizada com diferentes finalidades. Confira mais detalhes sobre ela.

Publicado

em

A erva-baleeira (Cordia verbenacea) é um tipo de arbusto ereto, perene e aromático, nativo da Mata Atlântica. Leia mais para conhecê-la! 

Também conhecida como maria milagrosa ou erva preta, a planta possui folhas com coloração verde-escura e flores brancas pequenas, dispostas em espigas que dão origem a pequenos frutos arredondados de cor vermelho-escuro.

Além disso, a erva-baleeira apresenta diversas propriedades medicinais, sendo a principal delas, sua ação anti-inflamatória. Sendo assim, a erva-baleeira é comumente usada na fitoterapia como medicamento natural e na culinária como tempero.

Para ambos os casos, as partes usadas são as folhas da planta que, quando maceradas, exalam um cheiro forte proveniente de seu óleo essencial. Nesse sentido, conheça as principais propriedades e benefícios da erva e saiba como utilizar.

Reprodução: Freepik

Benefícios

Possui propriedades terapêuticas

A erva pode ser usada na fitoterapia para tratar problemas de artrite, artrose, dores musculares, nevralgias, contusões, tendinites, reumatismos, gota e outros. Vale ressaltar, contudo, que a utilização da erva não substitui o tratamento médico e deve ser feita com o auxílio de um profissional de saúde. 

Tem ação anti-inflamatória

Ela é considerada uma planta anti-inflamatória, antiartrítica e analgésica. Desse modo, as pessoas costumam usar o chá de erva-baleeira para cicatrizar feridas externas ou tratar úlceras.

Auxilia no trato de alergias respiratórias

A erva-baleeira possui em sua composição a substância humuleno, que confere à planta ação anti-inflamatória contra alergias respiratórias.

Ajuda no tratamento de doenças gastrointestinais

A planta também é eficiente no trato de problemas gastrointestinais.

Como utilizar

Para aproveitar sua ação anti-inflamatória e analgésica, a erva pode ser utilizada na forma de chá, em gel, creme, óleo, cápsulas de extrato seco ou do pó, tintura e outros. Além disso, a planta pode ser encontrada em lojas de produtos naturais especializadas. 

Agora que você tem conhecimento sobre os benefícios o uso dessa erva, que tal inseri-la no seu dia a dia? Aproveite!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS