Conecte-se conosco

Economia

Produção de alimentos encarece com alta nos preços das commodities

Produtos consumidos no dia a dia dos brasileiros, como milho, óleo de soja e café, podem ficar até 20% mais caros.

Publicado

em

Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) mostrou que as principais commodities agrícolas utilizadas na indústria de alimentos subiram entre de 18% e 74% nos últimos 12 meses até agosto. No bolso do consumidor, o aumento pode pesar até 20%.

Leia também: Mercado vê inflação em 8,35% e alta maior dos juros em 2021

Milho, óleo de soja e café robusto avançaram 74%, 67% e 63%, respectivamente, durante o período. Confira outras variações de preços:

  • Açúcar (+58%);
  • Soja (37%);
  • Trigo (35%);
  • Leite (21%);
  • Arroz (19%);
  • Cacau (18%).

A disparada nas cotações das commodities é, em grande parte, resultado da falta de chuvas registrada na maior parte das regiões produtoras do país. A seca e as geadas também reduzem o volume e a qualidade dos produtos colhidos nas lavouras.

Outro motivo é o combo entre expectativa de produção inferior ao consumo e aumento da demanda internacional, especialmente da China. Essa soma pressiona o mercado interno e a conta acaba sobrando para o consumidor.

A indústria de alimentos também enfrenta o aumento no preço das embalagens, que ao lado de outras matérias-primas responde por cerca de 60% dos gastos com a produção.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS