Conecte-se conosco

Agronegócio

Produção de café de MG será a menor na década

Alterações climáticas influenciaram na safra e ocasionaram a queda

Publicado

em

A safra de café em Minas Gerais deve ser a menor dos últimos 12 anos. A afirmação é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a partir de um levantamento referente aos meses de agosto e setembro. Ao todo, a produção de café deve ser 38% menor, o que deve totalizar cerca de 21,4 milhões de sacas. Este é o menor volume registrado desde 2009, quando o Estado produziu 19,9 milhões de sacas do produto. Já a maior safra foi registrada em 2020 com recorde de 34,6 milhões de sacas.

Embora a colheita esteja quase concluída em Minas Gerais, produtores afirmam que as alterações climáticas registradas este ano, como a falta de recursos hídricos causada pela seca, afetou os cafezais, o que fez provocar baixa produtividade. Ainda segundo o levantamento apresentado pela Conab, as instabilidades do clima também poderão afetar as próximas safras, principalmente no florescimento dos cafezais.

As geadas registradas em julho e que atingiram Minas Gerais e São Paulo também podem interferir nos próximos ciclos do café. Como elas foram registradas em um período em que a maior parte das lavouras já estava em fase avançada do ciclo de produção, o fenômeno pode ter impacto no próximo ciclo. Segundo a Emater-MG, cerca de 10 mil cafeicultores foram afetados pelo fenômeno climático. Ao todo, 174 mil hectares tiveram sua produção comprometida.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS