Conecte-se conosco

Economia

Produção de petróleo cresce 1,1% de janeiro para fevereiro

Agência Nacional do Petróleo.

Publicado

em

A produção de petróleo no Brasil atingiu 3,488 milhões de barris por dia em fevereiro de 2025, conforme dados divulgados dia 1º pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esse resultado representa um aumento de 1,1% em relação a janeiro e um crescimento de 1,2% comparado ao mesmo mês do ano anterior.

Desse total, 2,74 milhões de barris por dia foram extraídos de poços localizados na camada do pré-sal, representando 78,6% da produção nacional. Os campos marítimos, em particular, desempenharam um papel crucial, sendo responsáveis por 97,4% da produção total de petróleo.

Por outro lado, a produção de gás natural no país registrou uma leve queda de 1,2%, somando 158,76 milhões de metros cúbicos por dia em fevereiro. Apesar dessa diminuição, em comparação a fevereiro de 2024, houve um aumento de 6,8% na produção de gás.

Pré-Sal

O pré-sal, novamente, foi responsável por uma grande fatia da produção de gás natural, com 79,4% do total (126,02 milhões de metros cúbicos). Do total de gás produzido, 87,1% provieram de campos marítimos.

Entre os campos de destaque, o de Tupi, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor, com 760,73 mil barris de petróleo (21,8% do total da produção nacional) e 38,17 milhões de metros cúbicos de gás (24% do total) por dia.

A plataforma FPSO Guanabara, situada no campo de Mero, na Bacia de Santos, também se destacou, liderando a produção com 183,58 mil barris de petróleo (5,3% do total nacional) e 12,03 milhões de metros cúbicos de gás (7,6% do total) por dia.

A ANP

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é uma autarquia vinculada ao Ministério de Minas e Energia do Brasil, criada pela Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997, com a missão de regular e fomentar o setor energético nacional. A ANP tem como objetivo principal garantir a prestação de serviços de petróleo, gás natural e biocombustíveis de forma eficiente, com segurança, transparência e respeito ao meio ambiente.

Entre suas funções, a ANP é responsável pela regulação da exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil, além de supervisionar a distribuição de derivados de petróleo, o mercado de biocombustíveis e a implementação de políticas de inovação e sustentabilidade nesse setor. A agência também realiza estudos e pesquisas para garantir o desenvolvimento contínuo da indústria energética no país, visando a competitividade e o atendimento à demanda interna e externa.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS