Commodities
Produção industrial do país avança 1,1%, de fevereiro para março
Segundo o IBGE, nesse período, 11 das 15 regiões pesquisadas apresentaram avanço no indicador
Confirmando a tendência de retomada da economia brasileira – sinalizada pela alta de 2,41% no primeiro trimestre deste ano (1T23) do IBC-Br, indicador do Banco Central (BC) considerado ‘prévia do PIB’ – a produção industrial nacional cresceu 1,1%, de fevereiro a março de 2023, com expansão em 11 das 15 regiões abrangidas pela Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, cujos resultados foram divulgados, nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o estudo, as maiores elevações foram observadas nos estados de Mato Grosso (9,3%), Amazonas (8,7%) e Pernambuco (8,1%). Com maior peso no resultado geral que esses estados, o Rio Grande do Sul apresentou expansão de 5,6%, no comparativo mensal citado.
Segundo o analista do IBGE, Bernardo Almeida, “o resultado de março vem após dois meses seguidos de resultados negativos. Alguns setores que antes apresentavam trajetória negativa, em março mostraram crescimento. Os de veículos automotores e derivados do petróleo impactaram no desempenho da indústria gaúcha. Esse avanço no estado também elimina parte da perda acumulada nos dois meses anteriores, de 11,5%”.
Em menor proporção, houve crescimento da produção industrial nos estados da Bahia (5,6%), Pará (4,3%), Ceará (4%), Minas Gerais (1,5%), Rio de Janeiro (0,7%) e São Paulo (0,2%). A única região pesquisada, Nordeste, cresceu 6,8%. Em contraponto, declínio foi observado no Espírito Santo (-1,8%), Santa Catarina (-1,4%), Goiás (-1,4%) e Paraná (-1,3%).
No comparativo anual (março de 2022), a pesquisa observou alta em nove das 18 regiões pesquisados, com destaque para Amazonas (23,5%), Mato Grosso do Sul (8,6%) e Minas Gerais (7,3%), Maranhão (6,6%), ficando a ‘lanterninha’ com o Rio Grande do Norte (1,3%). No viés de queda, ficaram o Rio Grande do Sul (-6,5%) e Goiás (-5,3%).
Já no acumulado do ano – que compreende o intervalo de janeiro a março deste ano – a queda da produção industrial foi verificada em 13 regiões, sobretudo Rio Grande do Sul (-9,2%), Mato Grosso (-7,4%) e Bahia (-5,2%), enquanto a alta foi registrada em apenas cinco delas, sob a liderança do estado do Amazonas (14,8%).

-
Mundo2 dias atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio11 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Finanças18 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer