Finanças
Programa Desenrola é a proposta do governo para limpar o nome de brasileiros endividados
Programa Desenrola vai oferecer negociação para quitação de dívidas de brasileiros que possuam valores em aberto de até R$ 5 mil. Entenda o programa e veja como participar.
Quando o assunto é dívidas acumuladas, infelizmente, os brasileiros costumam ter propriedade. Mediante as recentes crises financeiras do país, milhares de cidadãos ficaram negativados, e por isso o governo está desenvolvendo o programa Desenrola.
As dívidas são uma realidade para muitas pessoas em todo o mundo, e muitas vezes lidar com as finanças pode ser um desafio, especialmente quando se tem dívidas acumuladas.
Quando as despesas pendentes excedem, pode ser difícil manter a renda financeira em ordem e, eventualmente, as dívidas acumulam-se a ponto de se tornar uma montanha difícil de ser superada.
Para auxiliar brasileiros que estão pendentes com seus pagamentos, o programa Desenrola vai ajudar os negativados a quitarem suas dívidas. De acordo com a Serasa, ao fim de 2022, mais de 69 milhões brasileiros estão com o nome sujo, ou seja, negativados.
O programa em desenvolvimento ainda não foi oficialmente lançado pelo governo, mas o que se sabe até o momento é que o Desenrola vai auxiliar os cidadãos que recebem até dois salários mínimos e tenham o valor de sua dívida em aberto de até R4 5 mil, com seis meses de atraso.
Para que a dívida seja quitada, a ideia é que haja uma negociação com bancos, credores, varejistas entre os devedores. A primeira etapa seria a formalização da negociação. Já na segunda, os devedores poderão negociar seus valores em aberto, tudo de forma on-line.
Dessa forma, o banco pagará o valor da dívida à instituição no qual o devedor tem valor em aberto. O cidadão que solicitou a quitação deverá pagar o valor ao banco com juros de 1,99% ao mês.
A modalidade é um tipo de empréstimo voltado à quitação de dívidas. Caso o devedor não pague o empréstimo solicitado, ficará negativado novamente.
Para o Desenrola ser oficialmente ofertado aos cidadãos, o atual presidente, Lula, precisa aprovar o projeto. A estimativa é que, se aprovado, o programa tenha início após o Carnaval.
Vale lembrar que, este ano, houve atualização na tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física e do salário mínimo, portanto o programa deve ser lançado com essas atualizações em seus critérios de solicitação.

-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo6 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil