Conecte-se conosco

Política

Programa Internet Brasil irá enviar chips a estudantes de famílias pobres

Somente para inscritos no CadÚnico.

Publicado

em

O programa Internet Brasil, coordenado pelos ministérios das Comunicações e da Educação, está proporcionando chips de acesso à internet para estudantes de famílias registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esse programa visa atender alunos da educação básica matriculados em escolas públicas e provenientes de famílias cadastradas no CadÚnico.

De acordo com o Ministério das Comunicações, o principal objetivo do programa é democratizar o acesso à informação, auxiliando na redução da evasão escolar e facilitando a implementação de diferentes modalidades de ensino.

Inicialmente, o Internet Brasil atendeu estudantes de escolas públicas participantes do Programa Nordeste Conectado, beneficiando unidades de ensino em Caicó (RN), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Juazeiro (BA), Mossoró (RN) e Petrolina (PE). Em uma fase posterior, o programa foi expandido para incluir alunos de outros seis municípios em Minas Gerais: Araguari, Conceição das Alagoas, Nova Serrana, Prata, Uberaba e Uberlândia.

Recentemente, em 12 de terça-feira passada, o programa foi ampliado para abranger estudantes das redes estaduais de ensino do Amapá, Bahia, Maranhão, Pará e Rio Grande do Norte.

Programa Internet Brasil

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento utilizado pelo governo brasileiro para identificar e caracterizar as famílias de baixa renda no país. Ele é gerenciado pelo Ministério da Cidadania e é utilizado como base para a seleção e inclusão em diversos programas sociais do governo federal.

O CadÚnico é constituído por informações fornecidas pelas próprias famílias, por meio de um cadastro que contém dados como composição familiar, renda, escolaridade, condições de moradia, entre outros. Esses dados são utilizados para avaliar o perfil socioeconômico das famílias e direcionar os benefícios sociais de acordo com suas necessidades.

Diversos programas sociais do governo, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros, utilizam o CadÚnico como critério de seleção e também como ferramenta de gestão e monitoramento dos benefícios concedidos.

Portanto, o Cadastro Único desempenha um papel fundamental na política de assistência social do Brasil, auxiliando na identificação e atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS