Finanças
Projeto de lei obriga bancos a comunicar inclusão de clientes em cadastro de cheque sem fundo
Proposta tem como objetivo dar uma oportunidade para que o cliente consiga regularizar sua situação, se possível, evitando assim que seu nome seja inscrito no cadastro.
O Projeto de Lei (PL) 5.457/20, que tramita atualmente na Câmara dos Deputados, determina que as instituições financeiras avisem o correntista antes de incluir seu nome no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo (CCF). De acordo com a proposta, o banco deverá ainda obter a ciência do cliente sobre o cadastro.
Desta forma, o projeto, de autoria do deputado Cleber Verde (Republicanos-MA) altera o Código de Defesa do Consumidor. O objetivo é dar uma oportunidade para que o cliente consiga regularizar sua situação, se possível, evitando assim que seu nome seja inscrito no cadastro.
“As instituições financeiras são as responsáveis pelo envio do nome do correntista para a inclusão no cadastro de cheques sem fundo, mas, muitas vezes, essa inclusão acontece sem a ciência do correntista”, justifica o deputado.
“A notificação prévia que ora propomos tem o intuito de oportunizar que o devedor regularize sua situação, evitando que se torne público a negativação do seu nome no mercado. Ora, como o correntista tem a oportunidade de regularizar uma situação da qual não tem ciência previamente?”, completou.

-
Política1 dia atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia2 dias atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Finanças2 dias atrás
O que está por trás da fortuna de Musk e Gates? Especialista aponta padrões
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco usada do celular pode salvar a bateria em momentos críticos
-
Economia2 dias atrás
Governo congela R$ 31,3 bi do Orçamento de 2025 e prepara corte por ministério
-
Economia2 dias atrás
Câmara aprova reajuste para servidores públicos
-
Cotidiano2 dias atrás
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso até esta sexta
-
Economia2 dias atrás
Pagamento da segunda parcela do Pé-de-Meia começa na segunda