Conecte-se conosco

Automobilística

Projeto de lei quer proibir a circulação de motos no corredor entre carros!

Saiba mais sobre a intenção de enquadrar a comum prática de trafegar no corredor em infração de trânsito no CTB!

Publicado

em

Se você já enfrentou o trânsito de uma grande cidade, principalmente as metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e afins, provavelmente viu diversas motocicletas trafegando no espaço entre um carro e outro, conhecido popularmente como corredor.

Inclusive, muita gente não sabe, mas o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não proíbe essa prática em nenhum de seus artigos, conforme noticiamos anteriormente aqui. Mas, não é por não ser proibido que esse tipo de tráfego deixa de ser polêmico, visto os constantes debates sobre o tema.

O motivo principal para tanta confusão é que a prática pode ser bastante perigosa, em especial para os próprios motociclistas, que estão mais expostos do que aqueles que transitam na proteção dos carros tradicionais.

Projeto de lei visa proibir as motos no corredor

Agora, o deputado Marcos Soares (União) deu entrada em um projeto de lei que visa proibir o tráfego de motocicletas, motonetas e ciclomotores de transitar no meio dos carros, entre as duas faixas de trânsito já estabelecidas.

O Projeto de Lei 1549/23 planeja diminuir os perigos de acidentes, através da alteração do CTB. Se aprovado o projeto, as motos deverão transitar apenas nas faixas utilizadas pelos demais veículos, como carros e afins.

Além disso, devem ser criadas e demarcadas faixas exclusivas para motos nas pistas no qual a velocidade máxima permitida seja superior a 50 km/h, conforme o texto. Também foi sugerido que, caso a via tenha a faixa da direita exclusiva para outro veículo, os ciclomotores ficarão adjacentes a ela.

Caso aprovado o projeto de lei, os motociclistas pegos em desacordo com a nova norma estarão cometendo uma infração de gravidade média, que por sua vez é penalizada com 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 130,16.

Cabe relembrar que, mesmo não sendo proibido atualmente, o tráfego no corredor facilita o cometimento de outras infrações às normas, como a distância de segurança lateral e frontal, ultrapassagem em fila e ultrapassagem pela direita.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS