Tecnologia
Proteja-se de novo golpe: hackers usam ChatGPT falso para infectar dispositivos
Por conta da popularidade, cibercriminosos estão utilizando do ChatGPT para enganar pessoas e aplicar golpes.
Por causa da popularidade do ChatGPT, chatbot com inteligência artificial desenvolvida pela OpenAi, hackers estão distribuindo malware para computadores com Windows, celulares Android e para as vítimas de páginas de phishing.
Desde o seu lançamento em novembro do ano passado, o chatbot já conta com mais de 100 mil usuários. As notícias foram fornecidas pelo Bleeping Computer, que identificou ameaças recentes nos últimos dias.
O site, especializado em tecnologia, reuniu informações feitas pelo pesquisador Dominic Alveri, que diz ter encontrado aplicativos na Google Play Store com o nome de ChatGPT. Os mesmos aplicativos ainda podem ser baixados por lojas de terceiros, mas já foram removidos da Play Store.
O pesquisador também encontrou uma página falsa se passando pelo ChatGPT original, mas quando clicou, a página foi redirecionada para um malware Redline, usado para roubar informações confidenciais, como senhas de login e dados pessoais.
Além das tentativas de acesso às informações sensíveis dos usuários pelos golpistas, eles aproveitam para espalhar outros tipos de ameaças com o mesmo objetivo do Redline: quando alguém os instala por acidente, assim, os cibercriminosos conseguem acessar dados sigilosos.
A cautela é essencial nessas horas, pois com todo sucesso em volta do mundo digital, cibercriminosos aproveitam de seu hype para espalhar ameaças nos servidores e enganar pessoas inocentes, aproveitando-se dos mais leigos.
O ChatGPT se baseia em uma rede neural chamada Transformer, que foi feita especialmente para lidar com textos e responder aos questionamentos dos usuários. A IA é capaz de analisar palavras-chave e contexto, há quem diga que pode até mesmo rivalizar com o Google.
Seu grande diferencial é a capacidade de dar respostas criativas, podendo elaborar textos, letras de músicas, contos, poesias, receitas, etc. Muito diferente de um servidor de busca que apenas retorna com os resultados obtidos.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia1 dia atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp