Conecte-se conosco

Tecnologia

Proteja sua privacidade: Identifique se sua webcam está sendo invadida!

A audácia dos criminosos segue elevada. Câmeras e microfones são objetos que facilitam a ação de hackers e colocam a privacidade em risco.

Publicado

em

Por mais que as políticas de privacidade e a preocupação com medidas de cibersegurança estejam em alta, não é de hoje que as pessoas e o setor tecnológico se envolvem nessa questão.

Desde o princípio da internet, câmeras e microfones de computador sempre foram vistos como potenciais objetos para invadir a rotina dos usuários ou serem explorados por cibercriminosos.

Felizmente, existem algumas táticas que podem ser adotadas para evitar esse tipo de coisa, e elas vão além do famigerado adesivo na webcam para impedir qualquer visualização.

Como ocorre a invasão?

Diversos aspectos nos colocam em situação de vulnerabilidade quando se trata de uma possível invasão da nossa privacidade pela webcam. O principal deles são os famosos Cavalos de Troia, que permitem o acesso remoto.

Bastante conhecidos desde os anos 2000, eles ainda estão presentes em links maliciosos compartilhados por e-mails de phishing e outras formas de publicação. Portanto, cuidado!

Indícios de espionagem

O primeiro indício de que você está tendo a vida bisbilhotada pela câmera do computador vem da luz do próprio equipamento. Na maioria dos modelos, a luz acende quando a webcam está em uso.

Outro aspecto que indica que algo está errado é a presença de arquivos “estranhos” no seu computador. Além de espionar a sua vida, cibercriminosos costumam salvar o conteúdo capturado em pastas ocultas.

Com certeza, é uma audácia singular e que sugere a necessidade de buscas minuciosas de tempos em tempos. Se você está suspeitando de algo, faça uma varredura, verifique os arquivos e pastas do computador.

Atenção aos apps!

A existência de aplicativos desconhecidos também pode ser um sinal de que os hackers “visitaram” o seu equipamento e que esses programas podem estar utilizando a webcam.

A dica, nesse tipo de situação, é remover imediatamente os apps. Além disso, revise as configurações da câmera. Cibercriminosos costumam alterá-las para conseguir o acesso com mais facilidade.

Por fim, mas não menos importante, é crucial fazer um monitoramento constante do sistema utilizando um antivírus confiável, capaz de detectar possíveis ameaças, a exemplo de spywares.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS