Política
Quais critérios elegem um candidato já no primeiro turno?
Um candidato pode ganhar as eleições no primeiro turno, caso consiga uma porcentagem específica de votos. Veja de quanto ele precisa.
As eleições estão prestes a acontecer, e muitos brasileiros estão ansiosos para saber quais candidatos estarão representando o país a partir do próximo ano. Junto a isso, algumas dúvidas vão surgindo sobre o processo eleitoral, e a mais comum é: quais critérios elegem um candidato no primeiro turno?
Não é uma tarefa fácil um candidato se eleger no primeiro turno, mas pode acontecer. Se você não sabe como funcionam essas regras, nós te explicamos.
Para conseguir ganhar as eleições, o candidato deve ter mais da metade dos votos válidos, ou seja, os votos brancos e nulos não são válidos na contagem do percentual.
Caso nenhum candidato faça mais de 50% dos votos, a eleição vai para um segundo turno com os candidatos mais votados. Este ano, as eleições acontecem no dia 2 de outubro, e caso ocorra segundo turno, a data está marcada para o dia 30 de outubro.
Neste ano, temos que votar para seis cargos, por isso é preciso muita atenção na hora de votar. Vamos te explicar a ordem, para que não se confunda na votação.
O primeiro voto vai para o deputado federal, composto de quatro dígitos, logo em seguida, o voto vai para o deputado estadual, composto por cinco dígitos. É preciso ficar bem atento aqui para não confundir os dois.
Depois, é preciso votar para senador, e cada eleitor pode votar em duas opções. O voto para senador é formado por três dígitos, e primeiro aparecerá na tela a opção 1 de voto, seguida da opção 2.
Após escolher o senador, o eleitor terá de escolher o governador, número composto por dois dígitos. Aqui é comum confundir com o voto a presidente, devido ao mesmo número de dígitos, por isso preste bem atenção à ordem de votação. Por fim, o eleitor deve votar para presidente da República, que também consiste em dois dígitos.
A urna eletrônica é bem interativa, e sempre informa o cargo para o qual o eleitor está votando. Por isso é importante ler todas as informações descritas ali e votar com calma. Para não esquecer o número de seus candidatos, também é recomendável que leve uma colinha com tudo escrito, de preferência na ordem certa de votação.
Com a urna eletrônica, a eleição acontece de forma mais rápida e segura. Todos os dados presentes ali são codificados em memórias internas, e logo após o final das votações, eles são levados a um centro de contagem. Tudo isso passa por uma verificação de autenticidade para garantir a segurança do voto.
Todo esse processo não faz uso da internet, e essa é mais uma medida de segurança para garantir a legitimidade das eleições. Quando o resultado é concretizado, o Tribunal Regional Eleitoral (TSE) fica responsável por divulgá-lo.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia24 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia1 dia atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp