Conecte-se conosco

Política

Quais mudanças devemos esperar na Previdência em 2023? Confira!

A Reforma da Previdência prevê algumas mudanças para o próximo ano, para quem deseja se aposentar. Veja o que esperar.

Publicado

em

14° salário para os beneficiários do INSS.

Desde 2019, os brasileiros estão sob novas regras em questão de previdência. Isso porque naquele ano foi aprovada a Reforma da Previdência, que mudou uma série de requisitos para quem estava prestes a se aposentar.

É claro que as novas regras estão passando por um momento de transição. Para quem planejava esse momento e também para não sentir tanto as mudanças e entender essas regras de transição, é importante não se perder na hora de solicitar a tão sonhada aposentadoria.

As novas regras da Reforma da Previdência passam a valer no próximo ano, e quem pretende se aposentar por idade, precisa ficar atendo aos requisitos. Há uma diferença de idade e tempo de contribuição para homens e mulheres, que aumentou depois da reforma.

As mulheres precisam ter 15 anos de contribuição e, pelo menos, 62 anos de idade para conseguir a aposentadoria, já os homens, precisam ter 20 anos de contribuição e, no mínimo, 65 anos de idade.

Para quem deseja se aposentar por tempo de contribuição e contribuía antes do dia 13 de novembro de 2019, precisa se atentar as regras de transição. As mulheres precisam ter 30 anos de contribuição e, pelo menos, 56 anos de idade, já os homens, precisam ter 35 anos de contribuição e, no mínimo, 61 anos de idade.

Para quem não se adequa nas regras de transição, existem as regras de pontuação, que que soma a idade do segurado com os anos de contribuição, na necessidade de resultar em um valor X.

Nestas regras, a mulher precisa ter, no mínimo, 30 anos de contribuição, somado a sua idade, para que atinja 90 pontos em 2023. Já os homens, precisam ter, pelo menos, 35 anos de contribuição somado a sua idade para que atinja 100 pontos.

Desde 2020, a cada ano que passa, a pontuação aumenta 1 ponto. O objetivo é que a pontuação chegue a 100 para as mulheres e 105 para os homens.

A Reforma da Previdência não agrada grande parte da população, então, com a troca de governo no próximo ano, muitos têm esperança sobre uma nova mudança datada para 2024, onde as antigas regras voltariam a valer.

Ainda não se tem informações do que o presidente eleito Lula, do PT, pretende fazer com a Previdência, mas informações devem ser reveladas após a posse em janeiro de 2023.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS