Conecte-se conosco

Agronegócio

Qual é a quantidade ideal na hora de regar as plantas?

Nem muito, nem pouco. Saiba como regar suas plantas da melhor maneira!

Publicado

em

A água possui uma série de minerais e moléculas que ajudam a planta a manter seus processos fisiológicos. Ela é parte fundamental da fotossíntese e uma série de processos. Assim, a rega é a principal fonte nutritiva das verdinhas, e graças a ela, os compostos orgânicos são absorvidos.

Leia também: Qual o melhor horário para regar as plantas?

Contudo, o excesso ou escassez de água pode levar as plantas à morte. Pouca hidratação pode atrapalhar a fotossíntese e matar a planta. Já a água em excesso pode causar o apodrecimento e contaminação das raízes por fungos e bactérias. Por isso, é importante saber qual é a quantidade adequada de água na hora de regá-la e quando fazer isso.

Primeiro, é necessário entender como a planta é encontrada no meio ambiente e em qual clima ela melhor se adapta, a fim de não afetar sua fisiologia.

Observe!

A planta conversa com você, sabia disso? Dá para saber se ela gosta ou não de água observando a anatomia da sua estrutura. Algumas espécies possuem adaptações para sobreviverem em seu ambiente natural. Sendo assim, plantas de clima árido têm estruturas que acumulam água nas células para que elas não dependam da chuva.

Já no caso das plantas de ambiente úmido, estas possuem estruturas que garantem o controle da quantidade de água absorvida. Sendo assim, ela precisa de pouca rega porque faz o acúmulo de água em sua estrutura, com folhas e caules mais “cheinhos”, por exemplo.

Nas plantas que apresentam uma característica oposta, como folhas finas por exemplo, as regas devem ser mais frequentes.

Depois de analisar cada planta e entender as características hídricas dela, é importante fazer testes para saber como elas se comportam com diferentes quantidades de água. Para isso, se atente ao clima da sua região e, a partir disso, defina a frequência de rega. Quanto mais seco e árido for o clima, mais água você terá que dar para suas plantas. Por outro lado, quanto mais úmido e chuvoso, menor será essa frequência.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS