Agronegócio
Qualidade inigualável: descubra as origens do azeite que foi eleito o melhor do mundo
O melhor azeite do mundo tem origem italiana e sabor surpreendente. Confira todos os detalhes do vencedor do concurso sediado nos EUA.
Você sabe qual é o azeite considerado o melhor do mundo? Esse produto incrível, tão apreciado na culinária mundial, tem uma história e uma tradição que remonta à antiguidade.
Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre as origens e as características do azeite italiano extravirgem “Natura Viva”, eleito o melhor do mundo em um concurso nos Estados Unidos.
Sobre o azeite
O azeite é obtido a partir da prensagem das azeitonas, os frutos da oliveira, uma árvore típica da região mediterrânea. Os primeiros registros do cultivo da oliveira e da produção de azeite datam de cerca de 6 mil anos atrás, na Ásia Menor.
Os gregos e os romanos foram os responsáveis por difundir o uso do azeite na alimentação, na medicina, na cosmética e na religião. Hoje em dia, ele é um dos produtos mais utilizados na culinária global.
Na Itália, o azeite é um ingrediente fundamental da gastronomia, sendo usado tanto para temperar saladas e massas quanto para fritar e assar alimentos.
Cada região italiana tem suas variedades de azeitonas e seus métodos de produção de azeite, resultando em diferentes sabores e aromas que agradam os mais variados paladares.
Melhor azeite do mundo
Imagem: Reprodução / Site Uol Nossa Cozinha
Um dos azeites mais famosos e premiados da Itália é o extravirgem “Natura Viva”, produzido na cidade de Bronte, na região da Sicília. Esse azeite é feito 100% com as azeitonas Nocellara Etnea, cultivadas em solo vulcânico, aos pés do Monte Etna, o vulcão mais ativo da Europa.
O solo rico em minerais e a altitude de cerca de 700 metros conferem ao produto um sabor único e uma acidez baixa, conquistando fãs de diversos lugares do mundo, que apreciam uma boa comida temperada com azeite.
O “Natura Viva” é produzido pelo italiano Manfredi Barbera, que segue os princípios do cultivo biológico e da qualidade artesanal. Ele azeite é extraído a frio, sem adição de produtos químicos ou conservantes.
O resultado é um azeite saudável, puro e delicioso, que foi eleito o melhor do mundo em uma das categorias do Prêmio Sofy, um dos mais prestigiados e sofisticados do mundo dos alimentos.
Já o”Natra Viva” é chamado de “a Ferrari dos azeites” pelos seus produtores, que sonhavam em criar um produto de excelência e inovação.
No entanto, a produção é limitada a apenas 10 mil garrafas por ano, o que torna esse azeite um item raro e exclusivo. Quem quiser experimentar essa maravilha da culinária italiana, terá que se apressar e fazer sua reserva.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Mundo9 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Empresas1 dia atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav