Conecte-se conosco

Saúde

Quando é hora de seu filho usar desodorante?

Descubra quando é apropriado para crianças começarem a usar desodorante e como escolher produtos seguros e adequados à idade.

Publicado

em

Quando falamos sobre cuidados pessoais, a transição da infância para a adolescência traz consigo diversas mudanças. Uma delas é o início da produção de suor e, consequentemente, o potencial odor nas axilas, que pode ser bastante incômodo.

Muitos pais se perguntam: qual é a idade apropriada para as crianças começarem a usar desodorante? Exploraremos essa questão e ofereceremos algumas orientações e dicas para que essa transição seja feita da maneira mais saudável possível, conforme recomendado pelos especialistas.

A ativação das glândulas de suor: quando começa?

Em média, as glândulas sudoríparas, que aumentam a produção de suor, começam a se ativar por volta dos 8 anos nas meninas e dos 9 anos nos meninos. É nesse período que as crianças podem começar a produzir suor em maior quantidade e, às vezes, enfrentar problemas de odor corporal.

A idade recomendada para o uso de desodorante

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se manifestou sobre o uso de desodorantes no Brasil e recomendou o uso a partir dos 12 anos. Contudo, diversos especialistas sugerem que, a partir das idades mencionadas anteriormente, pode-se considerar o uso de desodorantes infantis específicos, especialmente se a criança manifestar desconforto.

Desodorantes infantis: uma alternativa segura

Para crianças nessa faixa etária, existem algumas opções de desodorantes infantis no mercado, formulados especialmente para suas necessidades. Esses produtos não contêm sais de alumínio, álcool ou fragrância, tornando-os suaves e seguros para a pele sensível das crianças.

Os desodorantes voltados para o público mais jovem podem ajudar a controlar o odor e fornecer uma sensação de frescor, garantindo que as crianças se sintam confiantes durante o dia.

Orientações para escolher um desodorante infantil

Caso você se depare com a necessidade de escolher um desodorante para o seu filho ou filha, deve considerar alguns dos principais pontos, como:

  1. Ingredientes seguros: verifique se o produto não contém ingredientes que possam irritar a pele sensível das crianças, como álcool ou fragrâncias.
  2. Idade adequada: escolha desodorantes rotulados como “infantis” ou “para crianças” para garantir que sejam adequados à idade.
  3. Consulte um profissional de saúde: se você estiver em dúvida sobre quando seu filho deve começar a usar desodorante ou quais produtos são os melhores, consulte um pediatra ou dermatologista para obter orientações personalizadas.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS