Conecte-se conosco

Mundo

Quanto alguém recebe por Auxílio-Reclusão?

O Auxílio Reclusão visa auxiliar presos que possuem uma situação de vulnerabilidade social e que estavam no exercício da profissão quando presos.

Publicado

em

O Auxílio Reclusão é para todos os presos?

O assunto Auxílio Reclusão é sempre sinônimo de muita polêmica, que também cresce com os efeitos da desinformação sobre o assunto. Mas, basicamente, de fato existe a possibilidade de pessoas presas receberem uma quantia para manter o sustento da família.

Mesmo em estado de reclusão, uma série de despesas precisam ser pagas e familiares dependentes. Porém existem critérios para receber o benefício, confira aqui todas as regras para a inscrição no programa.

Regras para o Auxílio Reclusão

Ao contrário do que muita gente pensa, nem todos os presos estão aptos a receber o Auxílio Inclusão, pois é necessário o cumprimento do regulamento. E isso inclui a contribuição para a Previdência Social, de modo que o valor que se recebe é mediante o próprio pagamento do INSS. Além disso, outros critérios fazem parte da seleção, confira:

  • Estar preso em regime fechado. De modo que os que estão em semiaberto e aberto ficam de fora do benefício;
  • Estar empregado e com contribuição no INSS no momento em que a prisão aconteceu;
  • Média salarial deve estar abaixo de R$ 1.425,56 no emprego em que trabalhava até o momento em que foi preso;
  • Contribuição mínima de dois anos no INSS até o momento em que acontecer a prisão.

Quanto alguém recebe por Auxílio-Reclusão

O preço atual desse auxílio é de R$ 1.212, ou seja, cada preso que obedeça às regras pode receber até um salário mínimo para seguir com o pagamento das despesas que seguem após a prisão.

Para realizar a solicitação do benefício, algum familiar com acesso a celular deve baixar o aplicativo Meu INSS, onde é possível entrar com o pedido, ou então, algum parente ou representante legal, precisa ligar para o número 135, que é o canal oficial da Previdência Social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS