Conecte-se conosco

Mundo

Quanto irá custar o funeral da Rainha Elizabeth ll? Saiba detalhes

A monarca faleceu no último dia 8, aos 96 anos. Confira a matéria para saber mais sobre o funeral da Rainha Elizabeth ll.

Publicado

em

Um dos assuntos mais falados dos últimos dias é o falecimento da Rainha Elizabeth II. Desde então, seguiu-se um grande ritual em torno de sua morte e um protocolo criado em 1960 entrou em ação. O protocolo já não é mais o igual ao inicial, pois ele sofre de duas a três revisões por ano de funcionários do governo, do Palácio de Buckingham, da polícia e de emissoras de TV.

O protocolo detalha todas as informações que devem ser feitas. O dia da morte é chamado de Dia D e os dias que se seguem são nomeados de D+1, D+2, e assim por diante, até chegar o 10º dia, que é quando se encerram as cerimônias e, agora, será feita a despedida final no funeral da rainha.

No dia do falecimento, chamado, O FCDO, Centro de Resposta Global, enviou um comunicado a todos os países fora do Reino Unido, onde a monarca era Chefe de Estado, e nos países da Commonwealth, onde ela é muito respeitada.

Os ministros receberam um e-mail formal com o comunicado e os membros da Família Real ficaram com a função de comunicar ao público, pelas mídias formais e redes sociais oficiais da Coroa. As bandeiras de Whitehall foram baixadas a meio mastro em até 10 minutos após o anúncio.

Todos esses dias seguiram com cerimônias e vários eventos têm acontecido por todo Reino Unido, como a proclamação de Charles III a rei. O caixão da rainha foi levado para o Palácio de Buckingham.

Como a monarca faleceu em outro país, na Escócia, eles possuíam duas opções para o translado do corpo, a primeira era transportar por Londres, pelo trem real, Operação Unicorn, ou de avião, Operação Overstudy.

Agora já proclamado rei, Charles viaja por todo Reino Unido para receber as condolências do povo. No D+5, aconteceu uma procissão do Palácio de Buckingham ao Palácio de Westminster.

O corpo da rainha permanece no Palácio de Westminster para ser velado, com visitação aberta mediante compra de ingressos. O Rei Charles viajou para continuar recebendo as condolências e, no D+10, foi realizado o funeral da rainha na Abadia de Westminster. O dia foi proclamado como luto oficial.

Um funeral desse tamanho e com tantas cerimônias e viagens do novo monarca tem custos com valores absurdos. O último funeral de Estado no Reino Unido custou R$ 15 milhões. Já o funeral da rainha-mãe, em 2002, custou mais de R$ 32 milhões. Para o funeral da Rainha Elizabeth II, não se mensurou ainda, mas estima-se que o valor seja duas vezes mais do de sua mãe.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS