Economia
Quase metade do orçamento da população brasileira é destinada a ESTAS áreas; Você sabe quais são?
No orçamento mensal de um cidadão brasileiro, estas áreas somam mais de 40% de seu total. Confira quais são estes gastos.
O brasileiro precisa contar com seu orçamento bem organizado para conseguir passar o mês sem dificuldades, e o assunto piora quando falamos de famílias de baixa renda.
A pesquisa Hábitos de Consumo no Brasil, feita pela Elo, empresa de tecnologia de pagamentos, aponta que cerca de 46%, quase metade do orçamento dos brasileiros, são dedicados à alimentação e ao combustível.
Quando observamos aqueles que possuem mais dinheiro, essas mesmas áreas impactam apenas 26% do orçamento, bem menos do que os 46% que afetam as classes mais baixas.
E a maior parte desses gastos, cerca de 98%, é feita de maneira presencial. Quando observamos o comércio eletrônico, somos capazes de ver uma alta de 44% em seu uso pelo público de alta renda, principalmente no pós-pandemia.
Foi observado que a classe média e alta gasta por volta de R$ 199 a cada compra no comércio on-line. Já quando o assunto são as classes com um menor poder aquisitivo, os gastos são menores, em média, R$ 59.
Ainda assim, as compras digitais são apontadas pela pesquisa como a opção favorita dos brasileiros, e 91% das compras feitas no comércio eletrônico são realizadas utilizando o cartão de crédito.
A pesquisa feita pela Elo também aponta outro segmento que veio a crescer devido à pandemia, que foi o de construção, reformas e melhorias nas residências.
Até mesmo as classes mais baixas investiram em melhorias para suas casas, sendo esse gasto, em média, de 18% ou seja, R$ 141, em seu máximo. Já as classes altas mantiveram os gastos em 33% em relação a esses itens, em média, R$ 504.
É interessante ressaltar que os gastos com essa área se relacionam a reformas, construção, móveis ou decorações novas, entre outros.
Do total de gastos que envolvem essas melhorias, cerca de 45% foram pagos por meios digitais, sendo assim, quase metade dos pagamentos destinados a esse nicho se tornaram digitais.
Por fim, trazendo o lazer e o turismo, o valor investido na área também aumentou: em média, 48% das compras são efetivadas nesse nicho.
A pesquisa aponta que as pessoas vêm investimento e gastando mais em viagens. Se observarmos as classes mais altas, em especial, os gastos com turismo e viagens aumentou em 91%.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho23 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%
-
Empresas2 dias atrás
Eletrobras registra prejuízo de R$ 354 mi no 1TRI25
-
Empresas2 dias atrás
Eneva reverte prejuízo e lucra R$ 384 mi no 1TRI25
-
Empresas2 dias atrás
Tupy reverte lucro e registra prejuízo de R$ 12 mi no 1TRI25