Conecte-se conosco

Economia

Queda de ações de tecnologia faz Softbank perder US$13 bi em valor de mercado

Investidores estão preocupados com a exposição do grupo à queda dos papéis de empresas de tecnologia dos EUA.

Publicado

em

Em mais uma queda que extinguiu cerca de 13 bilhões de dólares de seu valor de mercado, as ações do SoftBank Group recuaram quase 3% nesta quarta-feira, deixando investidores temerosos com a exposição da companhia ao recuo das ações do setor de tecnologia dos EUA.

Depois que fontes informaram à Reuters que a empresa fez grandes apostas em derivativos de ações vinculados a empresas de tecnologia, suas ações já despencaram 10%.

Em agosto, o presidente-executivo Masayoshi Son disse que o SoftBank alocaria em ações o dinheiro de um programa de venda de ativos, mas analistas disseram que as transações complexas causaram preocupação entre os investidores de varejo em uma empresa já conhecida como pouco transparente.

Em nota, o analista da Jeffries Atul Goyal, afirmou que o grupo “precisa proteger a reputação de Masa, certificando-se de que não seja visto como um investidor gigante de curto prazo, o que garantiria um desconto muito maior”. O valor de mercado do SoftBank é menor que valor de seus ativos.

O grupo não quis se pronunciar sobre o tema.

Um dos fatores apontados pelos especialistas com responsável pela alta do mercado de ações de tecnologia dos EUA e sua subsequente venda é a aposta em opções de compra pelo grupo, além da compra de ações, que dá acesso a uma quantidade muito maior de ações no papel.

“A ideia de que o setor de tecnologia está em uma bolha está ganhando força”, acrescentou o analista da Redex Research, Kirk Boodry.

Tendo em vista a conhecida falta de clareza do SoftBank, a pressão para que venda suas participações deve continuar enquanto as ações de tecnologia dos EUA estão em queda, finalizou o analista.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS