Conecte-se conosco

Saúde

Queijos mofados: a surpreendente razão pela qual eles não são prejudiciais à saúde!

Tais iguarias são apreciadas em diversos lugares do planeta como alimentos exóticos.

Publicado

em

Existem diversos tipos de queijos ao redor do mundo, e suas formas e sabores variam extremamente de acordo com a região e as condições nas quais são produzidos. Contudo, um dos mais famosos é, sem dúvida, o mofado, categoria que inclui nomes de peso como o gorgonzola e o roquefort.

Mas a dúvida de muitas pessoas é se esses produtos podem fazer mal à saúde de quem os consome. Afinal, em geral, os médicos não recomendam a ingestão de qualquer alimento que apresente mofo; então, por que seria seguro consumir queijo nessas condições?

É seguro degustar queijos mofados?

De acordo com os especialistas, sim, é totalmente seguro! Isso ocorre porque os fungos utilizados na fabricação desses alimentos não são prejudiciais ao corpo humano. Existem milhões de espécies desses organismos, e apenas algumas são nocivas.

Dessa forma, o mofo se prolifera em insumos vegetais e animais, apresentando uma aparência bastante conhecida, com filamentos pequenos que se assemelham a fios muito finos. No caso dos queijos, esses fungos são inseridos neles ainda no processo de fabricação, a fim de se desenvolverem gradativamente.

As variedades mofadas são divididas em duas categorias distintas: as de mofo branco, como o brie e o camembert, e as de mofo azul, como o stilton, o roquefort e o gorgonzola, cada uma com um processo de fabricação diferente.

Portanto, queijos mofados são completamente seguros para a alimentação; contudo, o mesmo não se aplica a outros itens semelhantes. Por exemplo, mofo azul em um pedaço de cheddar ou muçarela pode ser causado por um fungo chamado Penicillium, mas de uma espécie que é prejudicial.

Outras variedades fúngicas também são capazes de se proliferar nesses derivados do leite, como o Aspergillus flavus. Caso isso ocorra, a recomendação médica é evitar o consumo e retirar a parte embolorada do restante que ainda está saudável, resolvendo assim o problema de infestação!

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS