Mundo
Quem consegue pronunciar? Estrangeiros enfrentam o desafio de falar o nome de uma cidade brasileira
Foi revelada qual a cidade turística brasileira com o nome mais difícil de pronunciar, de acordo com o gringos. Descubra qual é!
Que o Brasil é um país cheio de belezas naturais e que atraem turistas de todos os lugares do mundo, isso todo mundo sabe. Seja pelas cachoeiras, montanhas, florestas e, principalmente, pelas belíssimas praias de diversos cantos do país, os gringos que conhecem essa terra tropical costumam voltar.
Mas você já se perguntou qual é a cidade brasileira com o nome mais difícil de pronunciar para os estrangeiros? Segundo uma pesquisa realizada pelo site WordTips, a resposta é Rio de Janeiro. Isso mesmo, a cidade maravilhosa é um verdadeiro desafio para quem não fala português.
O site analisou os dados de um dicionário digital de pronúncia chamado Forvo, que permite aos usuários ouvir e gravar como se dizem as palavras em diferentes idiomas.
Para surpresa dos próprios brasileiros, o Rio de Janeiro foi a cidade com mais de 100 mil habitantes que teve o seu nome mais reproduzido pelos estrangeiros, com mais de 7 milhões de “plays” na plataforma.
Por que Rio de Janeiro?
Por que é tão difícil de pronunciar? O português é uma língua complexa, com muitos fonemas e variações regionais, o que acaba dificultando muito para os turistas que vem visitar o país.
Além disso, o som do “R” inicial e do “J” no meio da palavra são bem diferentes do inglês e de outras línguas. Muitos estrangeiros acabam trocando ou omitindo essas letras, ou pronunciando-as de maneira errada.
Outras cidades com nomes difíceis de pronunciar
A cidade maravilhosa não foi a única que apareceu na pesquisa. Outras cidades que também dificultaram aos estrangeiros foram São Paulo, Florianópolis, Curitiba e Brasília. No entanto, nenhuma delas superou o Rio em termos de popularidade e confusão.
O levantamento também mostrou quais são as outras cidades do mundo com nomes difíceis de pronunciar. Em segundo lugar aparece Tóquio, no Japão, com 4,1 milhões de “plays” na plataforma.
Em seguida, vieram Chicago, nos EUA, Dublin, na Irlanda, Londres, na Inglaterra, Edimburgo, na Escócia, Buenos Aires, na Argentina, Melbourne, na Austrália, Medellín, na Colômbia e Barcelona, na Espanha.

-
Finanças1 dia atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Economia21 horas atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Empresas2 dias atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Empresas1 dia atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Carreira1 dia atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia11 horas atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Agronegócio7 horas atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia4 horas atrás
Está de malas prontas? Saiba como o novo IOF impacta viagens internacionais e o que fazer agora