Conecte-se conosco

Política

Auxílio Emergencial: Como saber se eu devo devolver o dinheiro?

Deve restituir o valor quem recebeu de forma indevida

Publicado

em

Mais de 650 mil brasileiros serão notificadas para devolver os valores oriundos do Auxílio Emergencial. As informações foram divulgadas pelo Governo Federal.

Leia Mais: 7 razões que podem fazer com que sua aposentadoria seja negada

Este é um número significativo e que representa uma grande quantia de dinheiro que precisará, portanto, ser devolvida para a União nos próximos dias.

Mas, como saber se eu devo devolver o dinheiro? Saiba que deve restituir o pagamento quem recebeu o benefício de forma indevida.

Mensagem para aviso de devolução

Por meio de mensagens de texto via celular, o Ministério da Cidadania já começou a notificar, nesta semana, os brasileiros que são obrigados a restituir o valor do auxílio emergencial pago indevidamente.

O comunicado vai orientar sobre a devolução dos recursos e o pagamento de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Veja se você se encaixa em alguns desses casos

Existem dois casos em que a devolução do auxílio emergencial é obrigatória, veja:

  • Tem a situação em que as pessoas, quando prestaram contas para a Receita Federal por meio da Declaração do Imposto de Renda (DIRPF), declararam um rendimento tributável que ficou acima de R$ 22.847,76 reais no ano passado. Portanto, estas pessoas estão obrigadas a devolver o auxílio emergencial que foi recebido por elas.
  • O outro caso das pessoas que receberam o Auxílio Emergencial de forma indevida, justamente por não se encaixarem nos critérios de elegibilidade do programa. Além de ter o indicativo de participação em outro programa assistencial do governo federal — como aposentadoria, seguro-desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm). Além dos cidadãos com vínculo empregatício na data do requerimento do auxílio emergencial, entre outros casos.
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS