Conecte-se conosco

Economia

Quem é o rosto nas notas brasileiras?

Desde que surgiram, no início do plano real, as cédulas são motivo de várias especulações. A principal delas chegou ao fim. Descubra!

Publicado

em

Desde 1994, quando o Real foi oficializado como moeda do Brasil, uma dúvida persiste entre muitos brasileiros: quem é aquela pessoa que aparece estampada nas notas?

O plano Real foi elaborado pela equipe do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, em um período marcado pela alta inflação no país. De modo geral, a nova moeda transformou o valor de 2.750 cruzeiros em R$ 1, somente.

A ideia era restabelecer a economia do Brasil e, sobretudo, conter a inflação. E é preciso dizer: a estratégia obteve êxito. Tanto, que o Real está prestes a completar 30 anos.

Fim da curiosidade

Assim que surgiram e foram distribuídas no mercado, as novas cédulas foram alvos de várias especulações. A principal delas era sobre quem seria a pessoa que aparece estampada nas notas.

A imagem, na verdade, é um desenho feito pelo designer Benedicto Rodrigues, nos anos 1970. Chegou a surgir o burburinho de que ele teria se inspirado na atriz Tônia Carrero, mas essa informação nunca foi confirmada por ele.

O que se sabe, de fato, é que o desenho retrata uma efígie, ou seja, uma representação feita a partir de alguém que já morreu. A inspiração do artista teria sido uma escultura grega que se chama Marianne, feita durante a Revolução Francesa.

Marianne

Esse nome, na verdade, foi dado à escultura por soldados franceses da época. Ele é o resultado da junção de dois nomes bastante populares, durante o século XVIII: Marie e Anne.

Desde então, a estátua virou um símbolo de liberdade para os movimentos republicanos. Quando o Real surgiu no Brasil, o país estava saindo de um momento muito complicado. Em 10 anos, foram instauradas cinco moedas diferentes.

Do agrado de todos

O Banco Central decidiu, então, optar por uma ilustração que agradasse a todos e que não fosse mais mudada. A intenção era pacificar o cenário, a partir de todas as perspectivas.

Em alguns países, como os Estados Unidos, as moedas são estampadas com imagens de ex-presidentes. A escolha do Brasil foi pela figura de uma mulher com louros na cabeça.

Essa planta, vale destacar, é bastante associada à ideia de riqueza e abundância. Além desse detalhe, a imagem aparece, ainda, com uma espécie de touca na cabeça, que se trata de um barrete frígio, outro símbolo republicano.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS