Saúde
Quem faz cirurgia de tireoide tem direito ao Auxílio-Doença?
Este é um dos inúmeros benefícios concedidos para quem trabalha de carteira assinada, mas poucos trabalhadores conhecem seus direitos.
O Auxílio-Doença é, atualmente, o benefício por incapacidade temporária, concedido para o trabalhador que estiver incapacitado de realizar suas tarefas laborais por mais de 15 dias. Ou seja, quando o prazo para a recuperação e retorno às atividades ultrapassa duas semanas.
Sempre existem dúvidas acerca dos benefícios e de como ele funciona em determinados casos. Pessoas que operam a tireoide não sabem se têm direito ao Auxílio-Doença. Ao que tudo indica, sim, é completamente possível e concedido por direito que pessoas que fazem cirurgia tenham acesso a este benefício. No entanto, é preciso atenção para o cumprimento de todos os requisitos propostos. Listamos em tópicos o que é necessário para adquirir o benefício.
Casos de cirurgia na tireoide
A tireoide regula toda a função dos órgãos que são importantes: coração, cérebro, rins, e fígado. A glândula produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), garantindo o equilíbrio de todo o organismo. Possuindo forma de borboleta, a tireoide fica localizada na parte anterior ao pescoço, abaixo do Pomo de Adão.
A tireoide é uma glândula que, em desequilíbrio, pode gerar hormônios em quantidade insuficiente, são os casos de hipotireoidismo, ou em excesso, quando se tem hipertiroidismo. Existem tratamentos para ambos os casos, mas às vezes a pessoa precisa se submeter a uma cirurgia.
Como posso me encaixar no Auxílio-Doença?
Para receber este benefício, será necessário cumprir 3 requisitos básicos:
- Estar incapacitado para o trabalho ou a atividade diária
- Cumprir a carência de 12 contribuições ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)
- Ter qualidade de segurado, o que significa que precisa estar inscrito na Previdência Social e realizar mensalmente os pagamentos necessários
Como solicitar o benefício?
O aplicativo Meu INSS está disponível para dispositivos Android e iOS. Para realizar a solicitação através do app, você precisa seguir esses passos:
- Baixar o aplicativo Meu INSS ou acessar o site
- Fazer o login
- Clicar na opção “benefícios” que está na aba “Serviços”
- Buscar a opção Auxílio-Doença
- Realizar o agendamento da perícia
- Anexar os documentos médicos que tiver: atestados, exames, relatórios e outros, para que possam ser analisados no dia da perícia do INSS (que não é obrigatória)
- Seguir todas as indicações do aplicativo e gerar o comprovante de agendamento. Não se esqueça de guardar o comprovante com cuidado

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia20 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?