Saúde
Quem faz cirurgia de tireoide tem direito ao Auxílio-Doença?
Este é um dos inúmeros benefícios concedidos para quem trabalha de carteira assinada, mas poucos trabalhadores conhecem seus direitos.
O Auxílio-Doença é, atualmente, o benefício por incapacidade temporária, concedido para o trabalhador que estiver incapacitado de realizar suas tarefas laborais por mais de 15 dias. Ou seja, quando o prazo para a recuperação e retorno às atividades ultrapassa duas semanas.
Sempre existem dúvidas acerca dos benefícios e de como ele funciona em determinados casos. Pessoas que operam a tireoide não sabem se têm direito ao Auxílio-Doença. Ao que tudo indica, sim, é completamente possível e concedido por direito que pessoas que fazem cirurgia tenham acesso a este benefício. No entanto, é preciso atenção para o cumprimento de todos os requisitos propostos. Listamos em tópicos o que é necessário para adquirir o benefício.
Casos de cirurgia na tireoide
A tireoide regula toda a função dos órgãos que são importantes: coração, cérebro, rins, e fígado. A glândula produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), garantindo o equilíbrio de todo o organismo. Possuindo forma de borboleta, a tireoide fica localizada na parte anterior ao pescoço, abaixo do Pomo de Adão.
A tireoide é uma glândula que, em desequilíbrio, pode gerar hormônios em quantidade insuficiente, são os casos de hipotireoidismo, ou em excesso, quando se tem hipertiroidismo. Existem tratamentos para ambos os casos, mas às vezes a pessoa precisa se submeter a uma cirurgia.
Como posso me encaixar no Auxílio-Doença?
Para receber este benefício, será necessário cumprir 3 requisitos básicos:
- Estar incapacitado para o trabalho ou a atividade diária
- Cumprir a carência de 12 contribuições ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)
- Ter qualidade de segurado, o que significa que precisa estar inscrito na Previdência Social e realizar mensalmente os pagamentos necessários
Como solicitar o benefício?
O aplicativo Meu INSS está disponível para dispositivos Android e iOS. Para realizar a solicitação através do app, você precisa seguir esses passos:
- Baixar o aplicativo Meu INSS ou acessar o site
- Fazer o login
- Clicar na opção “benefícios” que está na aba “Serviços”
- Buscar a opção Auxílio-Doença
- Realizar o agendamento da perícia
- Anexar os documentos médicos que tiver: atestados, exames, relatórios e outros, para que possam ser analisados no dia da perícia do INSS (que não é obrigatória)
- Seguir todas as indicações do aplicativo e gerar o comprovante de agendamento. Não se esqueça de guardar o comprovante com cuidado
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp