Conecte-se conosco

Economia

Quer economizar na gasolina? Veja dicas que vão aliviar o seu bolso

Reajustes constantes no valor dos combustíveis têm dificultado a vida de quem precisa de transporte para trabalhar e se sustentar.

Publicado

em

Milhões de motoristas brasileiros têm buscado meios e formas de economizar nos custos relacionados aos combustíveis, tudo para aliviar o bolso durante o período de crise econômica causado pela pandemia.

Veja também: Gasolina sobe R$ 0,09 por litro nas refinarias da Petrobras a partir desta quinta,12

O reajuste constante no preço da gasolina, por exemplo, vem sendo uma das dificuldades enfrentadas por quem necessita de transporte para trabalhar e conseguir seu sustento.

Apesar de as alterações nos preços, especialistas que entendem do assunto mostram que algumas ações individuais, mesmo que mínimas, podem diminuir os custos e gerar economia nos gastos com combustíveis ao longo do mês.

Dicas para economizar no consumo de combustíveis

  • Evite forçar o motor, pois isso aumenta os giros de maneira excessiva. O resultado então é um gasto maior no combustível, além de danificar componentes do veículo.
  • Sempre calibre os pneus de forma recorrente e com eles frios. Para ter certeza da pressão recomendada, verifique o manual do proprietário.
  • Opte por combustíveis de qualidade e fuja da chamada “gasolina batizada”. Além de aumentar o consumo, a substância pode danificar o veículo.
  • Fique de olho no alinhamento das rodas para que o veículo sempre se mantenha estável.
  • Faça a troca das marchas corretamente para não forçar o motor. além disso, para evitar um maior consumo de gasolina, a sugestão é evitar altas velocidades.
  • Confira o arrefecimento e, se houver qualquer problema na válvula termostática, leve ao conserto para evitar o travamento na posição aberta, que faz com que o sistema de injeção envie mais gasolina para a queima sem necessidade.
  • Não deixe o veículo na reserva, ou seja, com o nível de gasolina no reservatório abaixo do sugerido. Isso pode gerar um aumento nas taxas de vaporização e um eventual desperdício líquido.

De forma resumida, é importante o motorista sempre seguir as recomendações propostas pelo fabricante do veículo, assim como fazer a manutenção do automóvel periodicamente.

Leia mais: Preço médio da gasolina no país ultrapassa R$ 6, mostra levantamento

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS