Saúde
Quer evitar a diabetes? Ciência diz o melhor horário para tomar café da manhã
Como o horário em que você toma café da manhã pode ajudar a evitar a diabetes? Um estudo publicado no Jornal Internacional de Epidemiologia revelou que o horário da primeira refeição do dia pode ter um impacto significativo na prevenção ou manifestação da doença nos organismos.
Os pesquisadores analisaram os dados de 103.312 adultos e descobriram que aqueles que tomavam café da manhã antes das 8 tinham um risco menor de desenvolver a doença do que aqueles que tomavam depois de tal horário. Além disso, fazer a última refeição antes das 19 horas também estava associado a um menor risco.
Mas por que o horário das refeições influencia na diabetes? A primeira autora do estudo e pesquisadora do ISGlobal, Anna Palomar-Cros, relaciona isso com o ritmo circadiano, que é o ciclo biológico de 24 horas que regula o funcionamento do organismo.
“Sabemos que o horário das refeições desempenha um papel fundamental na regulação dos ritmos circadianos e no controle da glicose e lipídios, mas poucos estudos investigaram a relação entre o horário das refeições ou o jejum e a diabetes tipo 2″, disse a pesquisadora em comunicado.
O ritmo circadiano afeta o metabolismo, a produção de hormônios e a sensibilidade à insulina, que é a capacidade das células de absorver a glicose do sangue. Quando esse ritmo é alterado por fatores como o horário das refeições, o sono ou a exposição à luz, pode haver um desequilíbrio na regulação da glicose e outros fatores.
Por esses motivos, a crononutrição está se tornando cada vez mais importante e presente no dia a dia das pessoas. Esse tipo de dieta vai além da simples alimentação, sendo baseada também no ritmo circadiano, visando evitar doenças crônicas, como a diabetes.
Portanto, tomar café da manhã antes das 8 pode ajudar a sincronizar seu ritmo, melhorando o metabolismo e a sensibilidade à insulina. Além disso, fazer a última refeição antes das 19 horas pode evitar picos de glicose durante a noite, quando o organismo não está preparado para processá-la.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia24 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia22 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR