Tecnologia
Quer ganhar dinheiro fácil? Cuidado com o golpe da renda extra
Muitas pessoas estão pensando que estão ganhando dinheiro fácil na internet, mas o número de golpes vem crescendo cada vez mais.
Você já recebeu alguma mensagem estranha em seu celular, te prometendo valores em dinheiro por meio período de trabalho? Então, fique muito atento! Criminosos arquitetam um golpe financeiro inovador, seduzindo vítimas com a promessa de ganhos financeiros rápidos e descomplicados em troca de avaliações de restaurantes nas redes sociais.
A princípio, as vítimas aceitam a oferta, recebendo remuneração inicial, porém, acabam enfrentando consideráveis perdas financeiras. Esse golpe está conhecido como o “Golpe da Renda Extra“, e ele começa com o contato virtual entre os golpistas e as vítimas.
Entenda como esse golpe acontece
Tudo começa quando os golpistas conseguem o seu telefone e te mandam um texto genérico, oferecendo uma oportunidade de ganho fácil. Geralmente é para curtir vídeos do TikTok ou a proposta de escrever avaliações positivas para restaurantes, com um valor atrativo de R$ 18 por avaliação.
Nesse tipo de golpe, os criminosos vão conquistando a confiança das vítimas, principalmente por meio de aplicativos de mensagens. A oferta tentadora, no entanto, esconde um esquema clássico de pirâmide financeira. As pessoas são incentivadas a investir dinheiro com a promessa de altos retornos por meio do recrutamento de novos membros.
Uma jovem que deu entrevista para o Bom Dia, Brasil, da TV Globo, contou que aceitou a oferta. De início, ela recebeu pagamentos pelas avaliações que realizou.
Porém, depois, os golpistas pediram para ela fazer tarefas adicionais, incluindo o envio de valores por PIX, com a promessa de receber quantias e um bônus. Ao enviar cerca de R$ 1.700, a jovem acabou sendo bloqueada e caiu no golpe.
Em Minas Gerais, o número de casos desse golpe tem aumentado. Em 2018, foram registrados cerca de 28.600 casos, número que subiu para mais de 82 mil, em 2022. Até agosto deste ano, foram registrados cerca de 55 mil casos, segundo a Polícia Civil do estado.
Lembrando que esse tipo de crime é considerado estelionato e pode resultar em uma pena de até 5 anos de prisão, além de multas.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp