Finanças
Quer viajar sem estourar o orçamento? Veja o timing perfeito para comprar passagens
Entender o melhor momento para adquirir passagens aéreas garante uma economia significativa.
Adquirir passagens aéreas no momento certo é um desafio comum para muitos viajantes. A busca por economia é constante, e a principal questão é quanto tempo antes da viagem é ideal para comprar o bilhete. A resposta, porém, não é simples.
Diversos fatores influenciam o valor das passagens, como a rota, temporada de viagem e políticas das companhias aéreas. A seguir, entenda tais variáveis e como economizar.
Passagens aéreas passam por diversas variáveis até chegarem a um preço final – Imagem: Damian Hutter/Unsplash
Quando antes da viagem comprar as passagens aéreas
A rota do avião, a temporada do ano, a demanda por passagens para o destino naquele período e eventos especiais impactam os preços das viagens de avião. No entanto, as empresas aéreas também promovem promoções que influenciam as tarifas.
Especialistas sugerem reservar voos com antecedência, algo que pode garantir tarifas mais baixas. Contudo, esperar demais pode gerar preços mais altos, especialmente em períodos de alta demanda, como os feriados e nos momentos de celebração.
Em entrevista à revista Exame, Danillo Barbizan, gerente de vendas da Delta Air Lines no Brasil, oferece uma perspectiva sobre como as companhias aéreas definem preços. Segundo ele, em viagens internacionais, os clientes corporativos costumam pagar tarifas mais altas, o que influencia a precificação.
Ainda conforme Barbizan, voos entre domingo e terça-feira para os EUA são mais caros devido à demanda corporativa. Por isso, viajantes de lazer devem evitar esses dias se quiserem economizar.
‘Fórmula mágica’ de 90 dias
Uma estratégia recomendada por Barbizan também é adquirir passagens cerca de 90 dias antes da viagem para garantir melhores preços. Entre 30 e 90 dias, há um equilíbrio entre passageiros corporativos e de lazer.
Tais orientações, no entanto, nem sempre são certeiras e garantem uma economia. Por isso, a flexibilidade do passageiro deve ser crucial para pagar menos.
Não há uma resposta universal para o momento correto da compra das passagens aéreas. Cada companhia aérea tem liberdade para definir preços, e eventos imprevistos tendem a alterar as tarifas. Portanto, quem deseja economizar deve estar atento a esses fatores e manter flexibilidade nas datas de viagem.
* Com informações da revista Exame.

-
Bancos15 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF11 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos24 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Tecnologia7 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas9 horas atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida