Economia
Randon (RAPT4) investe em logística para agilizar entregas
Malha ferroviária de Araraquara (SP) facilitará escoamento de produção
Com investimentos de R$ 40 milhões na ampliação de capacidade produtiva, e aquisição de sete empresas nos últimos dois anos, o grupo Randon lançou, nessa quinta-feira (16), em sua divisão de implementos, a pedra fundamental da construção de uma malha ferroviária na cidade paulista de Araraquara.
Linha direta – Com previsão de estar concluída daqui a dois anos, a linha férrea, que inicia na própria fábrica, se estende por quilômetro e meio, transportando vagões, reboques e semirreboques a um ramal principal da mesma cidade, a partir do qual estes serão enviados, via ferrovia, a todos os seus clientes no país .
Superando obstáculos – Em contraste, o transporte dos produtos, atualmente por rodovia, ‘exige um complexa logística’, pois os “implementos precisam ser levados até a Sumaré (SP), para serem então montados em um galpão, demandando um percurso total de 150 quilômetros”, explicou o presidente do grupo Randon, Daniel Randon.
Redução drástica – O dirigente explica que os produtos “já vão sair de dentro da fábrica montados até o ramal, onde haverá uma área de armazenamento para 40 a 50 vagões”. Como efeito, o executivo prevê que o tempo de entrega será reduzido, no mínimo, em cinco dias, sem contar a redução do custo logístico e a melhoria de qualidade da operação.
Salto de produção – Com o investimento, a produção diária de reboques saltará de 25 para 45, enquanto a de vagões aumentará de oito para 16. Levando em conta sua conexão com o grupo, no total, a capacidade diária passará de 130 para 150 reboques. A ampliação já foi responsável pela criação de 170 postos de trabalho, com a perspectiva de abertura de outros 90, nos próximos meses. No total, o grupo possui 14 mil funcionários – 1 mil no exterior.
Agro quer – De acordo com o diretor-geral da Randon Implementos, Sandro Trentin, a maior demanda por semirreboques e vagões ferroviários vem do agronegócio e da mineração, vindo em seguida o transporte de produtos vendidos pelo e-commerce.
Prazo encurtado – Outro reflexo do investimento realizado diz respeito ao prazo para entrega de alguns produtos, que passou, em média, de três a quatro meses, para o intervalo de 45 a 60 dias. As reformas realizadas pelo grupo o deixará mais preparado para atender novas demandas, de acordo com os programas de concessões.
Atuação ampla – Além dos segmentos descritos, o grupo Randon também atua nos ramos de autopeças para caminhões, ônibus, reboques e máquinas agrícolas, usinagem, seguro, banco e consórcio, sem contar com a tecnologia desenvolvida pela Randon Tech Solution, unidade de aceleração e desenvolvimento de automação.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade