Conecte-se conosco

Economia

Ranking dos itens mais buscados em lojas online surpreende internautas

Lista é composta por eletrônicos e consumíveis culturais.

Publicado

em

Méliuz precifica follow-on em R$ 57 por ação e anuncia aumento de capital

No mês de julho de 2024, o comportamento dos consumidores brasileiros no e-commerce apresentou tendências interessantes e até surpreendentes.

Com o Amazon Prime Day entre os dias 16 e 21 de julho, muitos esperavam que produtos da gigante americana fossem os mais procurados.

Contudo, a realidade foi um pouco diferente: o destaque nas buscas ficou com os mangás (quadrinhos de origem japonesa), que dispararam em popularidade, seguidos por Kindles e a assistente virtual Alexa.

Esses dados foram revelados pelo Radar Simplex, um levantamento da startup Simplex, que monitora as tendências de busca em diversos e-commerces do Brasil.

Além de evidenciar o interesse por produtos ligados ao entretenimento e tecnologia, o estudo também aponta que os brasileiros já estão se preparando para a Black Friday, marcada para o final de novembro.

Itens mais procurados

Mangás

O produto mais buscado no mês de julho foi o mangá, com um impressionante aumento de 5.892% em relação a junho.

Tal crescimento reflete uma tendência global de popularização dos quadrinhos japoneses, que têm ganhado cada vez mais adeptos no Brasil.

O aumento da procura por esses itens pode estar relacionado tanto à expansão do mercado de cultura pop oriental no país quanto às promoções que marcaram o período.

Mangás têm grande procura na Amazon – Imagem: reprodução

Kindles e Alexa: tecnologia em alta

Na sequência do ranking, aparecem o Kindle, dispositivo de leitura da Amazon, e a Alexa, sua assistente virtual. As buscas por Kindles cresceram 704%, enquanto as por Alexa subiram 654%.

Esses produtos se beneficiaram diretamente do Prime Day, já que são itens clássicos nas promoções da Amazon, atraindo tanto leitores ávidos quanto entusiastas de tecnologia.

De acordo com o CEO da Simplex, João Lee, o Prime Day teve grande influência na web em julho, alcançando não apenas a Amazon.

Muitos consumidores utilizaram a ocasião para comparar preços em diversas lojas, assegurando-se de obter o melhor negócio disponível.

Black Friday no radar: planejamento antecipado

Outro ponto que chamou atenção no levantamento foi a antecipação das buscas relacionadas à Black Friday. A expressão ‘data da Black Friday’ registrou um aumento de 5.033% em relação ao mês anterior.

Tal movimentação mostra que, mesmo no meio do ano, os consumidores já estão se preparando para as grandes promoções de novembro. Para muitos, o planejamento é essencial para garantir os melhores preços na data.

Além disso, o interesse antecipado não é isolado: varejistas também começam a aquecer suas campanhas desde julho, estimulando os consumidores a se planejarem com antecedência.

Outros itens em destaque

O levantamento da Simplex também trouxe itens variados que figuraram entre os mais buscados em julho:

  • Subway Surfers: popular jogo para dispositivos móveis, com um crescimento de 431%;

  • Ar-condicionado: essencial para enfrentar o calor, teve um aumento de 394%;

  • Hyundai HB20: o carro, que foi o terceiro mais vendido no país em julho segundo a Fenabrave, teve 317% mais buscas;

  • Gato: sim, a palavra “gato” também apareceu no ranking, com crescimento de 268%, refletindo o interesse crescente por pets;

  • iPhone 12: mesmo com lançamentos mais recentes no mercado, o modelo ainda atrai muita atenção, registrando um aumento de 254% nas procuras.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS