Agronegócio
Razões para amor à primeira lavada: O segredo dos morangos seguros
Os morangos são frutas encantadoras e simplesmente deliciosas, sendo a base para muitas receitas de doces, bolos e sorvetes. A sua cor vermelha é um atrativo à parte, sendo utilizada como fator para que os cultivadores saibam quando a alimento já está maduro e pronto para ser colhido.
No entanto, essa guloseima tão saborosa pode esconder alguns segredos desagradáveis, como larvas e demais insetos que podem se ocultar na sua estrutura interna, da mesma forma que ocorre popularmente com as goiabas e demais frutos.
Recentemente, começaram a circular alguns vídeos no Twitter e no TikTok, mostrando um usuário cortando uma fatia de morango e encontrando “inquilinos indesejados” ao analisar o pedaço retirado, com o auxílio das lentes do seu microscópio.
Enquanto isso, existem pessoas banhando esses itens em água salgada, revelando outras surpresas nada agradáveis, que fariam o estômago de qualquer um revirar mais do que o trajeto turbulento de uma montanha-russa.
Esse tipo de conteúdo só reforça a importância de higienizar bem as frutas antes de consumir, além de somente consumir alimentos frescos e de boa procedência, afinal com a saúde não se brinca!
Do que se tratam esses insetos que são vistos saindo de dentro dos morangos?
Os pequenos insetos que foram vistos habitando o interior dos morangos tratam-se de larvas de uma espécie chamada drosophila de asa manchada, também conhecidas popularmente como moscas-das-frutas. Esse tipo de animal faz seu ninho dentro de vários tipos de frutos, depositando seus ovos logo sob a “pele”.
Quando por fim os ovos chocam, as larvas eclodem e começam a se alimentar da polpa, podendo crescer e se desenvolver sem problemas. Por sorte, de acordo com os cientistas, apesar de serem nojentos, esses bichinhos são inofensivos para a saúde humana, sendo mais facilmente encontrados em morangos silvestres.
Nos produtos vendidos em supermercados, costuma ser mais difícil de achá-los, pois a refrigeração presente nesses lugares acaba matando rapidamente esses seres, uma vez que larvas são extremamente sensíveis ao frio intenso.
Entretanto, mesmo os produtos adquiridos em tais estabelecimentos precisam ser lavados e devidamente higienizados. Afinal, cuidado nunca é demais, e há diversos micro-organismos que podem se ocultar na superfície da casca, muito mais perigosos do que simples filhotes de mosca.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos