Conecte-se conosco

Agronegócio

Razões para amor à primeira lavada: O segredo dos morangos seguros

Publicado

em

Os morangos são frutas encantadoras e simplesmente deliciosas, sendo a base para muitas receitas de doces, bolos e sorvetes. A sua cor vermelha é um atrativo à parte, sendo utilizada como fator para que os cultivadores saibam quando a alimento já está maduro e pronto para ser colhido.

No entanto, essa guloseima tão saborosa pode esconder alguns segredos desagradáveis, como larvas e demais insetos que podem se ocultar na sua estrutura interna, da mesma forma que ocorre popularmente com as goiabas e demais frutos.

Recentemente, começaram a circular alguns vídeos no Twitter e no TikTok, mostrando um usuário cortando uma fatia de morango e encontrando “inquilinos indesejados” ao analisar o pedaço retirado, com o auxílio das lentes do seu microscópio.

Enquanto isso, existem pessoas banhando esses itens em água salgada, revelando outras surpresas nada agradáveis, que fariam o estômago de qualquer um revirar mais do que o trajeto turbulento de uma montanha-russa.

Esse tipo de conteúdo só reforça a importância de higienizar bem as frutas antes de consumir, além de somente consumir alimentos frescos e de boa procedência, afinal com a saúde não se brinca!

Do que se tratam esses insetos que são vistos saindo de dentro dos morangos?  

Os pequenos insetos que foram vistos habitando o interior dos morangos tratam-se de larvas de uma espécie chamada drosophila de asa manchada, também conhecidas popularmente como moscas-das-frutas. Esse tipo de animal faz seu ninho dentro de vários tipos de frutos, depositando seus ovos logo sob a “pele”.

Quando por fim os ovos chocam, as larvas eclodem e começam a se alimentar da polpa, podendo crescer e se desenvolver sem problemas. Por sorte, de acordo com os cientistas, apesar de serem nojentos, esses bichinhos são inofensivos para a saúde humana, sendo mais facilmente encontrados em morangos silvestres.

Nos produtos vendidos em supermercados, costuma ser mais difícil de achá-los, pois a refrigeração presente nesses lugares acaba matando rapidamente esses seres, uma vez que larvas são extremamente sensíveis ao frio intenso.

Entretanto, mesmo os produtos adquiridos em tais estabelecimentos precisam ser lavados e devidamente higienizados. Afinal, cuidado nunca é demais, e há diversos micro-organismos que podem se ocultar na superfície da casca, muito mais perigosos do que simples filhotes de mosca.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS