Conecte-se conosco

Economia

Reajuste no FGTS: quem tem carteira assinada poderá receber até R$ 10 mil

STF (Supremo Tribunal Federal) está estudando um reajuste no valor do FGTS. Confira a matéria para saber mais!

Publicado

em

Os trabalhadores que possuem carteira assinada e que contribuem com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço poderão receber até R$ 10 mil, isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) está estudando um reajuste no valor do FGTS.

Mas por que haverá esse reajuste? Ele acontecerá porque, desde 1999, o valor do fundo não aumenta proporcionalmente à inflação, e sim seguindo a Taxa Referencial (TR), e isso faz com que os contribuintes não recebam grandes quantias.

Com esse reajuste no benefício, será reposto o montante dos últimos 23 anos em que os valores não foram reajustados juntos ao INPC.

Os assegurados irão receber o valor do reajuste de acordo com os anos trabalhados. Esse pagamento irá beneficiar cerca de 100 milhões de trabalhadores.

Saque Extraordinário

O Saque Extraordinário para os contribuintes do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço já está disponível desde abril e permanecerá disponível para o saque até dia 15 de dezembro. De acordo com dados oficiais, cerca de 42 milhões de trabalhadores têm direito ao saque desse benefício.

Para aqueles que não querem receber esse benefício facultativo, é possível solicitar a devolução até dia 10 de novembro ou apenas aguardar o fim do prazo para saque para ter esse valor de volta em seu fundo.

Para consultar os valores a serem sacados, basta acessar o site ou aplicativo do FGTS (que está disponível para sistema Android e iOS), ou ir a uma agência da Caixa mais próxima.

Para ter acesso ao dinheiro desse benefício, é necessário apenas acessar o aplicativo Caixa Tem e fazer a movimentação do valor, seja por saque ou transferências. Também é possível fazer pagamentos tanto de boletos como de contas.

Aqueles que não movimentarem a sua conta do Caixa Tem, no prazo de 90 dias (três meses), o valor voltará para a conta onde fica o FGTS. Caso perca o prazo, mas queira se beneficiar do valor, é necessário fazer uma solicitação para a Caixa. A solicitação pelo aplicativo do FGTS poderá ser feita até dia 15 de dezembro e o valor retornará para o Caixa Tem em até 15 dias.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS