Bancos
Moeda digital brasileira pode ser lançada em 2024; entenda
As notas brasileiras tendem a diminuir sua circulação diante desse cenário. O presidente do Banco Central conta mais sobre a novidade.
Há mais ou menos 13 anos as moedas digitais surgiram e, com o tempo, ganham cada vez mais notoriedade no mundo dos investimentos. Alguns especialistas acreditam que as moedas digitais irão até mesmo substituir o dinheiro na forma como ele é conhecido atualmente.
Por exemplo, no Brasil, há dois Projetos de Lei (PL) que propõem mudanças na circulação das cédulas. Um PL de 2020 propõe em sua emenda que elas sejam completamente extintas. Se aprovado, a fabricação das notas e moedas chegaria ao fim, o dinheiro seria tirado de circulação, e todas as movimentações financeiras seriam feitas de maneira on-line.
O outro projeto busca apenas diminuir a circulação das cédulas. Nesse sentido, ambos os projetos trariam benefícios, como o declínio dos crimes de lavagem de dinheiro e sonegação de impostos.
Diante desse cenário, em que a tendência é que as notas tenham menor circulação ou sejam totalmente extintas, haverá o lançamento do real digital.
Saiba mais sobre o real digital
Durante um evento em Brasília, organizado pelo site Poder 360, o Banco Central do Brasil (BC) anunciou o lançamento do real digital. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que a autarquia deseja iniciar um projeto fechado de moeda digital.
Esse projeto será iniciado no próximo ano, contando com a participação de apenas algumas instituições financeiras, e lançado no ano seguinte, ou seja, em 2024. Essa é a expectativa de Roberto Campos Neto.
O presidente afirma que o Banco Central segue engajado na transformação do mercado e deseja estar mais inserido no mundo digital, pois em alguns países a proibição dos bancos de possuir ativos digitais vem sendo constantemente observada. Campos Neto disse ainda que os bancos devem ser estimulados a ter custódias digitais.
Durante o evento, também foi comentado sobre o interesse internacional na tecnologia do Pix. A ferramenta, que desde sua criação em 2020 tem agilizado as transações financeiras dos brasileiros, pode ter o processo de pagamentos transfronteiriços também facilitado.
O presidente do BC afirmou que novas notícias sobre o Pix internacional virão no próximo ano. O uso do real digital também funcionaria como facilitador de pagamentos internacionais.
Sobre o funcionamento do real digital, Roberto Campos Neto disse que os ativos e passivos da moeda serão transformados em “token”, garantindo a eficiência e incentivando outros bancos a adotarem o mesmo modelo de moeda digital.
O presidente do BC ainda afirmou que o Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou o projeto piloto de uma moeda digital em forma de “token”. A emissão do dinheiro digital já é pauta antiga no Banco Central e vem sendo discutida por membros da instituição há dois anos, quando foi criado um grupo de trabalho sobre moeda digital.
Os bancos utilizam a ferramenta de token para garantir a segurança de seus clientes, e caso o real digital atinja seu objetivo de tornar-se um depósito em forma de token, a regulamentação já usada nos depósitos bancários será a mesma nessa nova modalidade.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Economia11 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]