Criptomoedas
Real Digital: BC anuncia início de testes com operações por plataforma (DLT)
Na fase atual, denominada Piloto RD, será promovido o alinhamento com novos parâmetros
Uma vez revistas as diretrizes do Real Digital (criptomoeda oficial, que recebeu o termo CBDC, na sigla em inglês), agora terá início o desenvolvimento da plataforma de testes com operações, o chamado ‘Piloto RD’, que requer alinhamento com novos parâmetros, informa comunicado divulgado, nesta segunda-feira (6), pelo Banco Central (BC), ao explicar que, nesta fase, a autoridade monetária fará a avaliação dos benefícios inerentes à programabilidade oferecida por uma plataforma de tecnologia de registro distribuído (Distributed Ledger Tecnology – DLT, na sigla em inglês), que vem a ser um ‘multiativo’ para operações com ativos tokenizados.
Ao comentar que tais testes serão realizados em ‘ambiente simulado, sem envolver transações ou valores reais’, o BC assinalou que a medida ‘levará em conta’ os ‘contornos legais de sigilo’, assim como a proteção de dados e a prevenção à lavagem de dinheiro. A princípio, o acesso direto a contas e ao passivo digital do BC continuará a ser feito apenas por instituições autorizadas.
Por seu turno, o projeto-piloto contará com a participação de usuários finais, por meio de depósitos mantidos por instituições financeiras (IFs) ou instituições de pagamento (IPs), além de contar com a participação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio da emissão de títulos públicos federais, bem como a liquidação de transações envolvendo esses títulos com entrega contra pagamento (Delivery versus Payment – DvP) no nível do cliente final.
Uma das diretrizes básicas do Real Digital, segundo o BC, é no sentido de que os ativos tokenizados deverão cumprir os respectivos regimes normativos, de forma a evitar assimetria entre as formas atuais e tokenizadas de tais ativos. De igual forma, foi fixada como diretriz a ênfase na concepção de um DLT que sejam registrados ativos de diversas naturezas e incorporadas tecnologias com contratos inteligentes e dinheiro programável.
Também está previsto, durante a elaboração do Piloto RD, que seja criado um fórum, para fins de troca de informações e orientação de expectativas relacionadas ao desenvolvimento dessa plataforma e de testes a serem propostos. Para fazer a coordenação das discussões em torno da tokenização de ativos, o BC pretende convidar a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na qualidade de participante do fórum.
A ideia central é de que esse canal de comunicação do corpo técnico do BC com entidades representativas dos setores servirá como ferramenta para a formulação de estratégias negociais e de desenvolvimento mais compatíveis com as demandas da sociedade brasileira.

-
Tecnologia11 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia2 dias atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Tecnologia20 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura