Conecte-se conosco

Bancos

Real Digital é o principal tema da I Conferência anual do Banco Central

Banco Central anuncia conferência anual em Brasília. Tema central será Real Digital e evento terá com a presença de diversos especialistas.

Publicado

em

banco central

O Banco Central do Brasil anunciou a realização da I Conferência Anual do Banco Central, evento que terá relevantes pautas como o Real Digital, estabilidade financeira, regulamentação macro prudencial, macroeconomia, finanças e economia internacional.

A conferência, que acontecerá em Brasília entre os dias 17 e 19 de maio deste ano, é reflexo da unificação dos tradicionais Seminário Anual de Estabilidade Financeira e Economia Bancária e Seminário Anual de Metas. O BC afirmou que o encontro pretende estimular o debate e a pesquisa dos temas mencionados.

O evento contará com a presença de especialistas e acadêmicos das áreas pautadas, com Gita Gopinath (FMI) e Robert Townsend (MIT) no papel palestrantes principais. Também haverão painéis conduzidos por Amir Sufi (University of Chicago), Stijn Claessens (BIS) e Sabine Mauderer (NGFS, Bundesbank).

O primeiro dia de programação será focado nas sessões com Gopinath e Townsend, além dos painéis com temas de políticas públicas. Já no segundo dia, a conferência do Banco Central terá apresentação dos trabalhos acadêmicos selecionados pela autarquia, cuja inscrição ainda está em aberto.

Um dos assuntos que estarão presentes no encontro é inovação financeira. Gita Gopinath, um das palestrantes, comentou recentemente sobre os desenvolvimentos das nações com a emissão de CBDC (central bank digital currency ou “moeda digital do banco central”, em tradução livre). Ela destacou que a emissão de uma CBDC por bancos centrais está avançando cada vez mais.

Outro assunto pautado por Gopinath é o risco que os bitcoin e as criptomoedas oferecem.

“A correlação do bitcoin com as ações ficou mais alta do que entre ações e ativos como ouro, títulos com grau de investimento e principais moedas, apontando para benefícios limitados de diversificação de risco em contraste com o que foi inicialmente percebido”, afirmou.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS